Estudo sobre análise de discurso como procedimento metodológico na pesquisa documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434018

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Técnica de Pesquisa, Análise de discurso.

Resumo

Neste artigo é abordada a técnica de análise de discurso no processo de pesquisa científica. A temática faz parte de uma investigação científica mais abrangente que está sendo realizada sobre os métodos de referência teórica e seus compatíveis metodológicos no campo da pesquisa científica. Por isso, é apresentado o conceito científico de análise do discurso, assim como elencado os pontos importantes do emprego da tendência teórica Análise Crítica de Discurso e seu emprego na Etnometodologia da Conversação. Assim, com o objetivo de socializar esse processo metodológico, a concentração está em suas principais etapas, ou seja, nos procedimentos mais relevantes de como realizar uma análise do discurso no processo de pesquisa científica. Por fim, é discutida a validade e a importância dessa técnica nas pesquisas científicas, preferentemente nas que se caracterizam como qualitativas, na medida em que dá prevalência a uma hermenêutica dos discursos analisados e ara melhor entendimento, apresentamos alguns exemplos de aplicação prática da Análise do Discurso Crítica (ACD).

Biografia do Autor

Denise Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará.

 Professora Titular de Sociologia do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade d Estado do Pará (UEPA). Ministra aulas no Programa de Pós-Graduaçã em Educação (PPGED/UEPA). Professora aposentada da Universidade Federal do Pará. Líder do grupo de pesquisa Sociedade Ciência e Ideologia (SOCID)

Maria Lúcia Melo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Gestão (2013) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro /PT (UTAD). Professora aposentada do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará.  Especialista em Projetos Sociais e Econômicos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA/Presidência da República. Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa Social pela Escola Interamericana de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Professora Adjunto aposentada da Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará. Publicou Fenomenologia e seus Procedimentos Metodológicos (SOCID/UEPA &EDUEPA/GRAPHITE, 2015)

Referências

BAKTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

BRASIL. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Manifesto dos liberais. Golpe de Vista sobre o actual e futuro estado desta Provincia, 1833. Lata 286- Livro 5. IHGB. (Coleção Manoel Barata).

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1976.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CASTORIADIS, Cornelius. A criação histórica. Tradução de Denis Rosenfield. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora, 1992.

DOMINGUES, José M. A. América: intelectuais, interpretações e identidades. DADOS-Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 267-289, 1992.

FERREIRA, Jerusa Pires. Memória é Cultura. Revista USP 108, São Paulo, 1994-95. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/27032. Acesso em: 05 abr. 2017.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

GAY, Peter. Represálias selvagens: realidade e ficção na literatura de Charles Dickens, Gustave Flaubert e Thomas Mann. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Tradução de Marcio Venício Barbosa e Maria Emília Amarante Torres Lima. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise de discurso. In: SILVA E SOUZA, Maria Cecília; POSSENTI, Sírio (Org.). Tradução de Adail Sobral et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Análise de discurso. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Pontes Editores, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.

SCHWARTZ, Stuart B. “Gente da terra braziliense da nasção”. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem incompleta. Formação: Histórias. A Experiência Brasileira. São Paulo: Ed. SENAC, 2000. p. 103-125.

SOUSA, Herculano Matos Inglês de. O cacaulista. Belém: UFPA, 1973.

SOUSA, Herculano Matos Inglês de. Contos amazônicos. Rio de Janeiro: Presença, 1988.

VERÍSSIMO, José de Matos. Estudos amazônicos. Belém: UFPA, 1970.

WATSON, Rod; GASTALDO, Edison. Etnometodologia & análise da conversa. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2015.

Downloads

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Rodrigues, D. S., & Melo, M. L. (2020). Estudo sobre análise de discurso como procedimento metodológico na pesquisa documental. Educação, 45(1), e40/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644434018