Das vivências às experiências formadoras e transformadoras: potencialidades das narrativas autobiográficas estudantis
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488880Palavras-chave:
Autobiografia, Experiência, NarrativaResumo
Neste trabalho, iremos refletir sobre o sentido das experiências formativas e da construção de narrativas autobiográficas no ensino superior. O ponto de partida é a premissa de que os seres humanos são seres que narram, que criam uma razão narrativa para descrever e entender as próprias vidas, por meio de processos de biografização (Delory-Momberger, 2012). A experiência é aqui compreendida como algo que nos forma e nos transforma (Bondía, 2002), que deixa marcas, vestígios, saberes. A construção de narrativas tem papel central nessa capacidade formadora e transformadora, pois narrar experiências promove a reflexividade, a reflexão sobre o vivido. Pensar sobre as experiências formativas – de vida, familiares, escolares, profissionais e muitas outras - é pensar sobre como nos tornamos quem somos, quem desejamos ser e também uma oportunidade de ressignificar as experiências (Passeggi, 2011; Josso, 2007). Trabalha-se aqui com a ideia de topoi, que integra a proposta metodológica de Delory-Momberger (2012) para a co-construção do sentido das narrativas (Pineau, 2006). São descritas e comentadas duas autobiografias estudantis, que acionam eixos explicativos bem distintos. Como resultado, defende-se a riqueza da liberdade narrativa proporcionada pelos formatos autobiográficos e a importância do reconhecimento da diversidade de projetos de vida e modos de encarar a experiência universitária entre os estudantes. Há um potencial emancipador para quem vive a experiência de narrar a própria vida e, assim, amplia a sua consciência sobre suas experiências. Ao mesmo tempo, as narrativas autobiográficas podem auxiliar os docentes na aproximação com a individualidade dos estudantes e a superação de padronizações.
Referências
AGÊNCIA Gov. Lei que cria política de assistência estudantil para ensino superior é aprovada. Agência Gov, Brasília, 12 jun. 2024. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202406/lei-que-cria-politica-de-assistencia-estudantil-para-ensino-superior-aprovada. Acesso em: 14 jul 2024.
ALVAREZ, Luciana. 35% dos estudantes têm problemas de saúde mental. Revista Ensino Superior, São Paulo, n. 272, 03 fev. 2023.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
CARDOSO, Frederico Assis; AMORIM, Marina Alves; LACERDA, Wânia Maria Guimarães. A educação como objeto de análise da sociologia: pensando a relação dos estudantes com o ensino superior. Entrevista com o Professor Saeed Paivandi. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 5, n. 1, p. 215-239, jan./jun. 2014.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.
COULON, Alain; PAIVANDI, Saeed. Prefácio. In: SAMPAIO, Sônia M. da R.; SANTOS, Georgina G. dos; BORJA, Maria E. L. (Org.). Observatório da vida estudantil: compreensões e trilhas teórico-metodológicas. Salvador: Edufba, 2023. p. 15-23.
COUTINHO, Luciana Gageiro; GURSKI, Rose. Saúde mental na universidade: ansiedade, desânimo e outras questões emocionais afligem maioria de estudantes no Brasil. The Conversation, São Paulo, 29 mai. 2024.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Como fazer ciência de forma diferente na era do antropoceno? De um gesto ético e político para uma epistemologia da relação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 09, n. 24, p. 01-10, 2024.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Narrativa de investigação profissional: um dispositivo de pesquisa-formação sob a forma de uma escrita implicada. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.). (Auto)biografias e documentação narrativa. Salvador: Edufba, 2015. p. 161-172.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JESUS, Marta Lícia de; CORDEIRO, Márcia de Freitas. A universidade em diários de pesquisa: “ela tem cores, curvas, sabores, coisas de seduzir”. Salvador: Edufba, 2022.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n. 3, v. 63, p. 413-438, set./dez. 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito… Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2014. p. 57-76.
LEITE, Rita de Cássia Nascimento. A formação de si (Bildung) do estudante universitário. 2016. 202 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
MARIANO, Agnes. Falando por escrito: contribuições do jornalismo ao ensino da escrita. Florianópolis: Insular, 2021. Livro eletrônico.
MOURA, Aline Lessa Ramos Lima. Topoi e argumentação no discurso nacionalista a partir da obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondim. 2023. 199 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
PAIVANDI, Saeed; MILON, Anaẽlle. A abordagem etnográfica na pesquisa qualitativa em educação superior: a perspectiva internacional e comparativa. In: SAMPAIO, Sônia M. da R.; SANTOS, Georgina G. dos; BORJA, Maria E. L. (Org.). Observatório da vida estudantil: compreensões e trilhas teórico-metodológicas. Salvador: Edufba, 2023. p. 25-45.
PAIVANDI, Saeed. A qualidade da aprendizagem dos estudantes e a pedagogia na universidade. In: SANTOS, Georgina G. dos; SAMPAIO, Sônia M. da R. (Org.). Observatório da Vida Estudantil: Estudos sobre a vida e cultura universitárias. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 31-59.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, mai./ago. 2011.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, mai./ago. 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. Ato de viver - ato de contar: escritas de si, memórias e histórias de leitura nos “Rascunhos de mim”. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). (Auto)biografias e documentação narrativa. Salvador: Edufba, 2015. p. 161-172.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

