Das vivências às experiências formadoras e transformadoras: potencialidades das narrativas autobiográficas estudantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488880

Palavras-chave:

Autobiografia, Experiência, Narrativa

Resumo

Neste trabalho, iremos refletir sobre o sentido das experiências formativas e da construção de narrativas autobiográficas no ensino superior. O ponto de partida é a premissa de que os seres humanos são seres que narram, que criam uma razão narrativa para descrever e entender as próprias vidas, por meio de processos de biografização (Delory-Momberger, 2012). A experiência é aqui compreendida como algo que nos forma e nos transforma (Bondía, 2002), que deixa marcas, vestígios, saberes. A construção de narrativas tem papel central nessa capacidade formadora e transformadora, pois narrar experiências promove a reflexividade, a reflexão sobre o vivido. Pensar sobre as experiências formativas – de vida, familiares, escolares, profissionais e muitas outras - é pensar sobre como nos tornamos quem somos, quem desejamos ser e também uma oportunidade de ressignificar as experiências (Passeggi, 2011; Josso, 2007). Trabalha-se aqui com a ideia de topoi, que integra a proposta metodológica de Delory-Momberger (2012) para a co-construção do sentido das narrativas (Pineau, 2006). São descritas e comentadas duas autobiografias estudantis, que acionam eixos explicativos bem distintos. Como resultado, defende-se a riqueza da liberdade narrativa proporcionada pelos formatos autobiográficos e a importância do reconhecimento da diversidade de projetos de vida e modos de encarar a experiência universitária entre os estudantes. Há um potencial emancipador para quem vive a experiência de narrar a própria vida e, assim, amplia a sua consciência sobre suas experiências. Ao mesmo tempo, as narrativas autobiográficas podem auxiliar os docentes na aproximação com a individualidade dos estudantes e a superação de padronizações.

Biografia do Autor

Agnes Francine de Carvalho Mariano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Professora do Instituto de Ciências Socias Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Integrante do grupo de pesquisa Observatório da Vida Estudantil (UFBA/UFRB).

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Mariano, A. F. de C. (2025). Das vivências às experiências formadoras e transformadoras: potencialidades das narrativas autobiográficas estudantis. Educação, 50(1), e126/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644488880