Charges como retratos sociais: fomentando reflexões críticas no ambiente educacional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487367

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Gêneros Textuais, Pensamento Crítico, Recursos Didáticos

Abstract

No contexto acadêmico contemporâneo, a análise de gêneros textuais se apresenta como um componente importante para o entendimento da linguagem e sua interação com o meio sociocultural, particularmente em relação às charges, que se destacam pela concisão e teor crítico. Este estudo se propõe a explorar a charge enquanto recurso didático, avaliando seu potencial em fomentar o pensamento crítico entre estudantes. A linguagem, por meio dos gêneros textuais, permite construir sentidos e interagir socialmente. Na escola, ler e escrever devem promover a reflexão crítica e o uso social da linguagem. As oficinas pedagógicas incentivam a aprendizagem coletiva. A análise qualitativa revela categorias significativas nas práticas discursivas educativas.           Adotando uma metodologia que mescla pesquisa bibliográfica e de campo, busca-se investigar como a interação com charges pode enriquecer a experiência educacional. Os resultados preliminares indicam que as charges, ao integrarem elementos verbais e visuais de forma engajadora, estimulam a reflexão crítica e ampliam a participação dos alunos em discussões pertinentes à realidade social em que estão inseridos. A pesquisa sugere que as charges, ao provocarem análise e debate sobre temáticas atuais, contribuem significativamente para a formação de um senso crítico nos estudantes, evidenciando a importância de abordar gêneros textuais diversificados no processo educativo. Assim, o estudo corrobora a ideia de que a inclusão de charges como ferramentas pedagógicas pode enriquecer o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de competências analíticas e a consciência social dos estudantes.

Biografie autore

André Luís Rodrigues Costa, Instituto Federal de Educação

graduação em Secretariado Executivo Bilíngue - Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Especialização em Assessoria Organizacional com Ênfase em Gestão Empresarial (FAZU). Licenciatura Português/Inglês (FAZU). Atualmente é servidor público federal e atua como secretário no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - PPGECM/UFTM.

Hugo Leonardo Pereira Rufino, Instituto Federal de Educação

graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Computação pela Universidade de Coimbra. Atualmente sou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos programas de pós-graduação stricto sensu: Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tenho interesse nas áreas: tecnologias educacionais, educação a distância.

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Pubblicato

2025-07-02

Come citare

Costa, A. L. R., & Rufino, H. L. P. (2025). Charges como retratos sociais: fomentando reflexões críticas no ambiente educacional. Educação, 50(1), e87/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644487367