Charges como retratos sociais: fomentando reflexões críticas no ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644487367Parole chiave:
Gêneros Textuais, Pensamento Crítico, Recursos DidáticosAbstract
No contexto acadêmico contemporâneo, a análise de gêneros textuais se apresenta como um componente importante para o entendimento da linguagem e sua interação com o meio sociocultural, particularmente em relação às charges, que se destacam pela concisão e teor crítico. Este estudo se propõe a explorar a charge enquanto recurso didático, avaliando seu potencial em fomentar o pensamento crítico entre estudantes. A linguagem, por meio dos gêneros textuais, permite construir sentidos e interagir socialmente. Na escola, ler e escrever devem promover a reflexão crítica e o uso social da linguagem. As oficinas pedagógicas incentivam a aprendizagem coletiva. A análise qualitativa revela categorias significativas nas práticas discursivas educativas. Adotando uma metodologia que mescla pesquisa bibliográfica e de campo, busca-se investigar como a interação com charges pode enriquecer a experiência educacional. Os resultados preliminares indicam que as charges, ao integrarem elementos verbais e visuais de forma engajadora, estimulam a reflexão crítica e ampliam a participação dos alunos em discussões pertinentes à realidade social em que estão inseridos. A pesquisa sugere que as charges, ao provocarem análise e debate sobre temáticas atuais, contribuem significativamente para a formação de um senso crítico nos estudantes, evidenciando a importância de abordar gêneros textuais diversificados no processo educativo. Assim, o estudo corrobora a ideia de que a inclusão de charges como ferramentas pedagógicas pode enriquecer o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de competências analíticas e a consciência social dos estudantes.
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