A humanização da criança na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural

Dayanne Vicentini, Marta Silene Ferreira Barros

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discutir o processo de humanização da criança na educação Infantil a partir da concepção dos professores, sob a perspectiva materialista dialética e Histórico-Cultural.  Procuramos responder a seguinte indagação: qual é o papel da escola infantil no processo de humanização da criança? Via de regra, as instituições de ensino infantis inseridas no contexto capitalista, acabam por perpetuar ideologias conservadoras, formando o indivíduo unilateral a serviço do mercado de trabalho. Para a realização da pesquisa, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados, a fim de conhecer a concepção do professor sobre o papel da escola na humanização das crianças. Diante disso, acredita-se que a formação omnilateral da criança pequena possibilitará seu acesso ao conhecimento elaborado e à apropriação das máximas qualidades humanas.


Palavras-chave


Educação infantil; Desenvolvimento; Humanização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984644423681

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar