A humanização da criança na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural

Autores

  • Dayanne Vicentini Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423681

Palavras-chave:

Educação infantil, Desenvolvimento, Humanização.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir o processo de humanização da criança na educação Infantil a partir da concepção dos professores, sob a perspectiva materialista dialética e Histórico-Cultural.  Procuramos responder a seguinte indagação: qual é o papel da escola infantil no processo de humanização da criança? Via de regra, as instituições de ensino infantis inseridas no contexto capitalista, acabam por perpetuar ideologias conservadoras, formando o indivíduo unilateral a serviço do mercado de trabalho. Para a realização da pesquisa, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados, a fim de conhecer a concepção do professor sobre o papel da escola na humanização das crianças. Diante disso, acredita-se que a formação omnilateral da criança pequena possibilitará seu acesso ao conhecimento elaborado e à apropriação das máximas qualidades humanas.

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

Vicentini, D., & Barros, M. S. F. (2017). A humanização da criança na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural. Educação, 42(1), 163–176. https://doi.org/10.5902/1984644423681

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua