A produção sobre a educação da mulher na educação de jovens e adultos

Maria Clarisse Vieira, Karla Nascimento Cruz

Resumo


Este artigo analisa a produção acadêmica dos estudos de gênero no âmbito da educação de mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, é  traçado um panorama histórico da educação da mulher na sociedade brasileira e na EJA. Em seguida, discute-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica  realizada  nos últimos dez anos em periódicos da área de educação e no GT 18 (Educação de Pessoas Jovens e Adultos) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Buscou-se extrair da leitura desses trabalhos as abordagens teórico-metodológicas e as conclusões dos artigos. As produções mostram a sala de aula como espaço de perpetuação das desigualdades educacionais de gênero, destacando as trajetórias, bem como dificuldades de acesso e permanência das mulheres na alfabetização e educação de jovens e adultos.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; gênero; educação de mulheres

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644420116

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar