VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA APRENDIZAGEM EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DE ESTUDANTES DA ÁREA
Palabras clave:
Ensino em saúde, Ensino e aprendizagem, Tecnologias digitais.Resumen
A videoaula é um recurso educacional que combina texto, animações, imagens, dentre outros meios para dinamizar a informação, da mesma forma que democratiza a interlocução do conhecimento potencializando assim as diversas habilidades das/dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a utilização de videoaulas na aprendizagem extraclasse de estudantes da área da saúde, com a problematização: ‘Como fisioterapeutas e ainda estudantes da área da saúde percebem a ferramenta da videoaula na aprendizagem complementar nessa área?’. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, com aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Para as perguntas abertas foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e os sujeitos foram fisioterapeutas cursando pós-graduação em diversas áreas da saúde, em um município da região sul do Brasil. Os resultados foram sete sujeitos pesquisados, que originaram oito discursos coletivos. Os discursos coletivos expressaram a videoaula como uma ferramenta que proporciona praticidade no que tange tempo e espaço e um complemento para a aprendizagem devido aos recursos audiovisuais, embora tanto a videoaula quanto a aula tradicional ainda são requeridas, dependendo de situações cotidianas.
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Citas
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