VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA APRENDIZAGEM EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DE ESTUDANTES DA ÁREA

Autores/as

Palabras clave:

Ensino em saúde, Ensino e aprendizagem, Tecnologias digitais.

Resumen

A videoaula é um recurso educacional que combina texto, animações, imagens, dentre outros meios para dinamizar a informação, da mesma forma que democratiza a interlocução do conhecimento potencializando assim as diversas habilidades das/dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a utilização de videoaulas na aprendizagem extraclasse de estudantes da área da saúde, com a problematização: ‘Como fisioterapeutas e ainda estudantes da área da saúde percebem a ferramenta da videoaula na aprendizagem complementar nessa área?’. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, com aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Para as perguntas abertas foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e os sujeitos foram fisioterapeutas cursando pós-graduação em diversas áreas da saúde, em um município da região sul do Brasil. Os resultados foram sete sujeitos pesquisados, que originaram oito discursos coletivos. Os discursos coletivos expressaram a videoaula como uma ferramenta que proporciona praticidade no que tange tempo e espaço e um complemento para a aprendizagem devido aos recursos audiovisuais, embora tanto a videoaula quanto a aula tradicional ainda são requeridas, dependendo de situações cotidianas.

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Biografía del autor/a

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, Pelotas, RS.

Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG), Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Anhanguera Pelotas/RS.

Mateus Moreira Bueno, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Pós-graduando em MBE em Engenharia de Produção e Serviços pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul-CaVG).

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Bueno, M. B. T., Bueno, M. M., Moreira, M. I. G., & Brod, F. A. T. (2021). VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA APRENDIZAGEM EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DE ESTUDANTES DA ÁREA. ReTER, 2(4), e10/01–20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67232

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