VIDEO CLASSES AS A COMPLEMENTARY TOOL FOR LEARNING IN HEALTH: REFLECTIONS ON THE DISCOURSE OF HEALTH STUDENTS
Keywords:
Health education, Teaching and learning, Digital technologies.Abstract
The video lesson is an educational resource that combines text, animations, images, among other means to make the information more dynamic, in the same way that it democratizes the interlocution of knowledge, thus enhancing the various abilities of the students. The objective of this research is to reflect on the use of video-classes in the out-of-class learning of health students, with the problem: 'How do physiotherapists and health students perceive the video-class tool in complementary learning in this area? The methodology used was qualitative and quantitative, with the application of a questionnaire with open and closed questions. For the open questions, the Discourse of the Collective Subject (DSC) technique was used and the subjects were physiotherapists attending graduate courses in several health areas, in a city in the south region of Brazil. The results were seven surveyed subjects, which originated eight collective speeches. The collective speeches expressed the video class as a tool that provides practicality in terms of time and space and a complement for learning due to the audiovisual resources, although both the video class and the traditional class are still required, depending on everyday situations.
Downloads
References
ABENSUR, S. I.; TAMOSAUSKAS, M. R. G. Tecnologia da informação e comunicação na formação docente em saúde: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília v. 35, n. 1, p. 102-107, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Kv4HhzFvHcrsmhTYWz4xYjC/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 10 jun. 2019.
ÁFIO, A. C. E. et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 158-165, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3240/324030684020.pdf. Acesso: 08 jun. 2019.
AHLERT, E. M.; WILDNER, M. C. S.; PADILHA, T. A. F. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Seminário de Educação Profissional, 2., 2017. Lajeado. Anais [...]. Lajeado, 2017. p. 9-13. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/215/pdf_215.pdf. Acesso: 06 jun. 2019.
ALVES, M. G. et al. Construção e validação de videoaula sobre ressuscitação cardiopulmonar. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 40, e20190012, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rgenf/article/view/93537/52969. Acesso em: 21 out. 2021.
ARAGUÃO, J. C. S. et al. Produção de vídeos como material didático de apoio para aprendizagem em saúde da mulher: relato de experiência. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 11, n. 22, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/2729/2482. Acesso em: 16 out. 2021.
ARRUDA, A. P. Mediação tecnológica no ensino da fisioterapia: objeto de aprendizagem para a ausculta pulmonar. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação – EaD). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11740/Rech_Aline_Pereira_de_Arruda.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 16 jul. 2019.
BARROS, E. M. S. et al. Metodologias ativas no ensino superior. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT, 15., 2018. Resende. Anais [...]. Resende, 2018. p. 1-9. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/artigos2018.php?pag=261. Acesso: 09 jun. 2019.
BOTTI, N. C. L. et al. Desenvolvimento e validação de software educativo de saúde mental. Revista Mineira de Enfermagem - REME, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 218-222, 2014. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/en_v18n1a17.pdf. Acesso: 10 jun. 2019.
BUENO, M. B. T.; BUENO, M. M.; MOREIRA, M. I. G. Fisioterapia e a educação em saúde: as tecnologias educacionais digitais como foco. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 675-685, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1594. Acesso em: 15 out. 2020.
BUSSOTTI, E. A. et al. Capacitação on-line para profissionais da saúde em três regiões do Brasil. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 69, n. 5, p. 981- 985, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/ZZtxmB9XYT9tKMQH5w4QM8b/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 09 jun. 2019.
BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
DAMÁZIO, L. C. M. et al. Vídeo-aulas no ensino de anatomia humana. Revista Experiência, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 4-14, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2447115121642. Acesso em: 17 out. 2021.
GEIB, C. F. O uso de simuladores de redes de computadores nos cursos de tecnologia da informação. Seminário de Educação Profissional, 2., 2017. Lajeado. Anais [...]. Lajeado, 2017. p. 37-39. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/215/pdf_215.pdf. Acesso: 06 jun. 2019.
ITAKUSSU, E. Y. et al. Elaboração de vídeo educativo sobre uso da malha compressiva após queimadura. Revista Brasileira de Queimaduras, Brasília, v. 13, n. 4, p. 236-239, 2014. Disponível em: http://www.rbqueimaduras.com.br/details/225/pt-BR/elaboracao-de-video-educativo-sobre-uso-da-malha-compressiva-apos-queimadura. Acesso: 08 jul. 2019.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005.
LIMA, V. S. et al. Produção de vídeo educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde - RECIIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 428-438, 2019. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1594b. Acesso em: 16 out. 2021.
LIRA, C. A. S.; CASTRO, F. J. L.; AZEVEDO, F. H. C. Métodos computacionais para o ensino em ciências da saúde: uma reflexão teórica. Revista Saúde em Foco, Teresina, v. 2, n. 2, p. 125-140, 2015. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/saudeemfoco/article/view/532. Acesso: 09 jul. 2019.
MONTEIRO, B. B. S. et al. Percepção acadêmica sobre metodologias ativas: um relato de experiência sobre a criação de videoaulas por meio da aprendizagem baseada em projetos. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 12, e473101220773, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20773. Acesso em: 18 out. 2021.
MORAN, J. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/desaf_int.pdf. Acesso em: 18 out. 2021.
MORAN, J. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Acesso em: 20 out. 2021.
MORENO, L. R.; SONZOGNO, M. C. Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente moodle: um compromisso social. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3, p. 149-164, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/YwBqgHPzLJwp93F3FVtDqNN/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 12 jul. 2019.
OLIVEIRA, A.; STADLER, P. C. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. Congresso Internacional ABED de Educação A Distância - CIAED, 20., 2014. Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2014. p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf. Acesso: 09 jul. 2019.
PINHO, J. C. et al. O processo de democratização do ensino lato sensu a distância à luz da percepção de alunos de um curso de pós-graduação da Universidade Aberta do Brasil no Ceará. Revista Competência, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 2019. Disponível em: https://www.senacrs.com.br/pdf/revista_competencia_2019_1.pdf. Acesso: 16 jul. 2019.
RAMOS, P.; STRUCHINER, M. Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúde. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 659-679, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2510/251019500013.pdf. Acesso: 12 jul. 2019.
SANTOS, J. L. G. et al. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 27, n. 2, e1980016, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200500&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 10 jul. 2019.
SILVA, D. M. L.; CARREIRO, F. A.; MELLO, R. Tecnologias Educacionais na Assistência de Enfermagem em Educação em Saúde: Revisão integrativa. Revista de enfermagem UFPE on line., v. 11, n. 2, p. 1044-1051, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/13475/16181. Acesso: 16 jul. 2019.
SILVA, F. A. et al. O quiz como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem na enfermagem: relato de experiência. Congresso Nacional de Práticas Educativas, 1., v. 1, Campina Grande. 2017 Anais [...]. Campina Grande, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31323. Acesso: 10 jul. 2019.
VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, Teresópolis, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014. Disponível em: http://unifeso.edu.br/revista/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/download/17/24. Acesso em: 20 out. 2021.
VALENTE, J. A. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n, 3, p. 11-28, 2005. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/4891/2297. Acesso em: 20 out. 2021.
VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (org). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/livros/. Acesso em: 21 out. 2021.
VERRI, E. D. et al. Elaboração de vídeo-aula como ferramenta complementar de aprendizagem dos discentes da área de saúde do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1, n. 1, p. 123-130, 2011.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.