CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO

Autores

Palavras-chave:

Cyberbullying. Contexto Educativo. Pesquisa Bibliográfica

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões conceituais sobre o cyberbullying em contextos educativos, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Os materiais pesquisados foram livros e artigos científicos, onde se buscou por autores consagrados e fontes bibliográficas primárias, que serviram de base para contextualizar e traçar um panorama da temática, explicitando as principais definições e terminologias utilizadas sobre a temática. A metodologia utilizada para a análise foi a Hermenêutica. Para as análises primeiramente selecionou-se artigos científicos sobre cyberbullying, após se realizou o fichamento dos mesmos, que possibilitou levantar as principais referências teóricas utilizadas e por fim realizaram-se interpretações e reflexões para compreender o fenômeno estudado. Os desafios para compreender e intervir em situações de cyberbullying entre escolares, ainda são grandes, devido a sua complexidade e consequências para vítimas, agressores e observadores, além de exigirem preparo contínuo dos gestores e dos profissionais que trabalham na educação.

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Biografia do Autor

Mariela Aurora dos Santos Sasso, Instituto Federal Farroupilha

Assistente Social da Universidade Federa do Pampa -Campus Alegrete, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica -ProfEPT do Instituto Federal Farroupilha-Campus Jaguari.

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1992), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É professora titular do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade genética, isoenzimas, plantas medicinais, microsperogênese e citogenética. No ensino de Biologia, coordenou o PIBID/CAPES de Licenciatura em Ciências Biológicas, com atividades de ensino-pesquisa-extensão no campo das práticas educativas de 2010 a 2012. Desde 2012 desenvolve atividades na pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação (PRPPGI) onde coordenou a pós-graduação no período 2013-2015. Atualmente é responsável pelas produções científicas institucionais, atuando como Editora da Revista de Ciência e Inovação e do Boletim Técnico Científico e atua como docente do Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnologia - PROFEPT e desenvolve pesquisa nas linhas de Formação de Professores e Práticas Educativas em EBPT.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Possui Graduação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atuando em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação. Tem realizado estudos e pesquisas em Formação de Professores, Gênero, Diversidade e Inclusão. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores- MAGMA.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

dos Santos Sasso, M. A., Frizon Auler, N. M., & Brancher, V. R. (2021). CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e2/01–16. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67248