CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO
Palabras clave:
Cyberbullying. Contexto Educativo. Pesquisa BibliográficaResumen
Este artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões conceituais sobre o cyberbullying em contextos educativos, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Os materiais pesquisados foram livros e artigos científicos, onde se buscou por autores consagrados e fontes bibliográficas primárias, que serviram de base para contextualizar e traçar um panorama da temática, explicitando as principais definições e terminologias utilizadas sobre a temática. A metodologia utilizada para a análise foi a Hermenêutica. Para as análises primeiramente selecionou-se artigos científicos sobre cyberbullying, após se realizou o fichamento dos mesmos, que possibilitou levantar as principais referências teóricas utilizadas e por fim realizaram-se interpretações e reflexões para compreender o fenômeno estudado. Os desafios para compreender e intervir em situações de cyberbullying entre escolares, ainda são grandes, devido a sua complexidade e consequências para vítimas, agressores e observadores, além de exigirem preparo contínuo dos gestores e dos profissionais que trabalham na educação.Descargas
Citas
ANTUNES, Deborah Christina; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Do Bullying ao preconceito: Os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade. 20 (1), 2008, p.33-42. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004. Acesso em 06 ago.2021.
BRASIL, Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União, Brasília, ano CLII, nº 213, 09 nov. 2015, p. 1, seção 1. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/11/2015&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=96. Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL, Lei nº 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Diário Oficial de União, Brasília, ano CLV, nº 92, 15 de maio de 2018, p.1, seção 1. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13663.htm. Acesso em:21 out.2019.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zaluar ED., 2003.
COMITÊ GESTOR DA INTERNT NO BRASIL - CGI.br (2019). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil : TIC kids online Brasil 2018. São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.
BULLYING. In: Dicionário infopédia de Inglês - Português. Porto: Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/bullying. Acesso em 06 ago.2021.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus editora, 2005.
FERREIRA, Taiza Ramos de Souza Costa; DESLANDES, Suely Ferreira. Cyberbulling: conceituações, dinâmicas, personagens e implicações à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 23(10):3369-3379, 2018. DOI: 10.1590/1413-812320182310.13482018.
HINDUJA, Sameer; PATCHIN, Justin W. Cyberbullying: an exploratory analysis of factors related to offending and victimization. Deviant Behavior, 29: 129-156, 2008. Disponível: https://doi.org/10.1080/01639620701457816. Acesso em: 04 fev.2020.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. Editora 34, São Paulo: 1999.
MANZINI, Raquel Gomes. Bullying: escola e família enfrentando a questão. Raquel Gomes Manzini, Angela Uchoa Branco. Porto Alegre: Mediação: 2017.
OLWEUS, Dan. Bullying at school: What we know and what we can do. Blackwell Publishing:1993.
OLWEUS, Dan; LIMBER; Susan P. Current Opinion in Psychology, V.19, 2018, p.139–143. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2017.04.012. Acesso em: 31 jul.2021.
PALMER, Richard E. Hermenêutica. Tradução: Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 1999.
RIBEIRO, Neide Aparecida. Cyberbullying: práticas e consequências da violência virtual na escola. 2018. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2515. Acesso em: 04 mar.2020.
SHARIFF, Shaheen. Ciberbullying: questões e soluções para a escola, a sala de aula e a família. Porto Alegre, ArtMed 2015.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa; MARTINS, Sidmar Dias (coord.); ISSLER, Daniel; CARVALHO, Reinaldo Cintra Torres de (org.). Bullying: combater o bullying é uma questão de justiça: aprenda a identificar para prevenir e erradicar esse terrível fenômeno social. 3. ed. Brasília: CNJ, 2016.Dispovível em: https://bibliotecadigital.cnj.jus.br/jspui/handle/123456789/362. Acesso em: 21 fev.2020.
SMITH, Peter K. School bullying. Sociologia, problemas e práticas, n.º 71, 2013, pp. 81-98. DOI:10.7458/SPP20127023322013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/spp/n71/n71a05.pdf. Acesso em:19 fev.2020.
SMITH, Peter K. et al. Cyberbullying: its nature and impact in secondary school pupils. Journal of Child Psychology and Psychiatry 49:4 (2008), p.376–385.DOI:10.1111/j.1469-7610.2007.01846.x.
SMITH, Peter k. The nature of cyberbullying and what we can do about it. Journal of Research in Special Educational Nedds, V.15, nº 3, 2015, p.176-184. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1471-3802.12114. Acesso em 18 fev.2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.