MATERIAIS MULTIMÍDIA DEPOSITADOS NO ARES: INSIGHTS PARA O FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995084533

Palavras-chave:

Repositório digital, Repositório temático, ARES, Recursos educacionais, Recursos educacionais abertos, Acesso Aberto

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar o padrão de metadados e a utilização dos materiais multimídia depositados no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) pelas instituições que compõem a Rede UNA-SUS. O estudo segue uma abordagem metodológica exploratória, baseada em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. O corpus da pesquisa incluiu todos os registros de materiais multimídia no ARES, totalizando 1.013 recursos na data em que os dados foram coletados. Os resultados indicam que o ARES oferece uma arquitetura informacional de fácil compreensão e acesso, além de um extenso padrão de metadados para a descrição dos materiais, embora uma parte considerável deles seja de preenchimento opcional. Os dados sugerem a necessidade de revisão do padrão de metadados, uma vez que alguns metadados configurados para descrever os materiais multimídia são pouco utilizados. Apesar desse aspecto, é importante ressaltar a ampla utilização dos recursos disponíveis no ARES, alcançando usuários em diversas partes do mundo. Essa disseminação dos materiais reforça a relevância do repositório como fonte de conhecimento e suporte à formação profissional e acadêmica na área da saúde. Ressalta-se a importância de uma arquitetura informacional eficiente e de um padrão de metadados adequado para garantir a acessibilidade e a descrição precisa dos materiais no ARES. A pesquisa contribui para o aprimoramento do gerenciamento e organização dos materiais multimídia no ARES, fornecendo insights para a otimização da estrutura informacional e aperfeiçoamento dos metadados utilizados.

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Biografia do Autor

Fhillipe de Freitas Campos, Oswaldo Cruz Foundation

Bacharel em Biblioteconomia (2018) e Mestrando em Ciência da Informação (2023) para Universidade de Brasília (UnB). Atua na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE UNA-SUS) como gestor do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e como pesquisador em projeto de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Juliana Araujo Gomes de Sousa, Oswaldo Cruz Foundation

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2016). Atua na gestão e desenvolvimento da arquitetura da informação do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), mantido pela Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SE UNA-SUS). Além disso exerce atividades de pesquisa relacionadas à Ciência Aberta no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Tainá Batista de Assis, Oswaldo Cruz Foundation

Doutoranda em Ciência da Informação e da Comunicação pela Université de Toulon, França. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Biblioteconomia pela mesma instituição. É também tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário IESB. Atua na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE UNA-SUS) como gestora do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e como pesquisadora em projeto de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Alysson Feliciano Lemos, Oswaldo Cruz Foundation

Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2003) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2006). É especialista em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB (2010) e Poluição do ar e saúde pública pela Universidade de São Paulo - USP (2010).  Atualmente é coordenador de avaliação e monitoramento de programas e projetos, na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS/FIOCRUZ desde 2012.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

Campos, F. de F., Sousa, J. A. G. de, Assis, T. B. de, & Lemos, A. F. (2023). MATERIAIS MULTIMÍDIA DEPOSITADOS NO ARES: INSIGHTS PARA O FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM REDE. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e18/1–22. https://doi.org/10.5902/2675995084533