A concepção dos educadores sobre a temática de educação ambiental na escola: dificuldades e desafios

Autores

  • Luana Biasibetti Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Mario Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Edelvar Correa Peres Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130817531

Palavras-chave:

Educação ambiental, Interdisciplinaridade, Contextualização do ensino

Resumo

Em dias atuais, as questões ambientais vêm ganhando repercussão em nível mundial, diversos são os fatores que vêm intensificando esses problemas, tais como a expansão demográfica, o uso descontrolado dos recursos naturais, a poluição e o desmatamento. O presente trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no qual utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado sobre a temática de EA no contexto de sala de aula e a interdisciplinaridade no processo de ensino. A pesquisa justifica-se pela necessidade de mudanças de atitudes relacionadas com os aspectos ambientais, propondo o envolvimento dos professores da escola em atividades relacionadas à Educação Ambiental, problematizando suas concepções sobre as questões relacionadas à EA no contexto disciplinar. A entrevista buscou compreender a forma como os professores vêm trabalhando as questões relacionadas com a EA no contexto de sala de aula, verificando as dificuldades sentidas durante processo de sensibilização dos estudantes frente às questões ambientais. Contudo, percebe-se que a abordagem das questões ambientais no contexto de sala de aula, considera-se um grande desafio para os professores, uma vez que, por se tratar de assuntos amplos, diversificados e ricos em conceitos, sentem-se na sua maioria, despreparados para esta abordagem.

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Biografia do Autor

Luana Biasibetti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Formação acadêmica: Ciências Biológicas / Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ. Especialização: Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuação profissíonal:Bióloga, Licenciadora ambiental. 

 

Mario Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Engenharia Elétrica -UFSM; Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais - UFSM; Mestrado em Engenharia Agrícola - UFSM;Doutorado em Engenharia Agrícola - UFSM. Professor do Curso de Especialização em Educação Ambiental -UFSM; Orientador da Monografia de Especialização.

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Mestrado em Engenharia Agrícola - UFSM; Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Professor do curso de especialização em Educação Ambiental, na área de água e solo - UFSM. Coordenador do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

Paulo Edelvar Correa Peres, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor de Ciências da Saúde - UFSM; Mestre e Doutor em Biologia e Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Líder do Grupo de Pesquisa LAPEMICRO- CNPq; Pesquisador UAB/CAPES; Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e do Grupo Brasileiro de Microbiologia Oral (GBMO); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação Ambiental (EAD/UAB/UFSM).

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Publicado

2015-09-21

Como Citar

Biasibetti, L., Trevisan, M. L., Nishijima, T., & Correa Peres, P. E. (2015). A concepção dos educadores sobre a temática de educação ambiental na escola: dificuldades e desafios. Revista Monografias Ambientais, 14(2), 220–237. https://doi.org/10.5902/2236130817531

Edição

Seção

TRABALHOS DE GRADUAÇÃO

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