Interdisciplinaridade entre o ensino da educação ambiental e a disciplina de matemática - análise de alguns parâmetros relacionados ao relatório da qualidade do ar da Região Metropolitana da grande Vitória de 2013

Autores

  • Rita de Cassia Feroni Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Elson Silva Galvão Faculdades Integradas Espírito-Santenses, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130829794

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação ambiental, Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a interdisciplinaridade na Educação Ambiental, como forma de trazer ao aluno as aplicações práticas do processo de aprendizagem de conceitos e fundamentos básicos das disciplinas base como a Matemática, ofertada ao longo de sua trajetória acadêmica. Assim, realiza-se uma contextualização sobre o ensino de Educação ambiental e a Matemática, associando os conceitos fundamentais da matemática com um problema prático e atual na região da Grande Vitória, a poluição do ar. Uma análise da qualidade do ar na Grande Vitória é abordada através da interpretação de dados e gráficos apresentados no Relatório de Qualidade do Ar de Vitória para o ano de 2013. Em tal interpretação, são demonstrados que a análise da qualidade do ar de uma região está diretamente relacionada ao processo de aprendizado de fundamentos básicos matemáticos como: médias, medianas, máximos e mínimos, amplitude, análises de proporção, porcentagem, representação de funções de coordenadas cartesianas, geometria, assim como a interpretação e representação gráfica de dados como forma de geração de informação a partir de um conjunto de dados.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Feroni, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2007). Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Faculdade do Centro Leste - UCL (2009), com atribuições de Engenheiro de Produção e Engenheiro Civil. Possui especialização em Educação Ambiental (2016). Possui formado em Engenharia Ambiental (2010) e doutorado em Engenharia Ambiental (2015), ambos da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atuação nas áreas de pesquisa relacionadas à modelagem numérica e computacional de problemas associados à Engenharia de Produção e Engenharia do Meio Ambiente.

Elson Silva Galvão, Faculdades Integradas Espírito-Santenses, Vitória, ES

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA (2011), mestre em Engenharia Ambiental na área de Poluição do Ar pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2014), e doutor em Engenharia Ambiental na área de Poluição do Ar pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2018). Possui experiência na área de Engenharia Ambiental e Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Competência teórica e prática nas áreas de monitoramento da qualidade do ar, beneficiamento de co-produtos siderúrgicos, reaproveitamento de materiais de sistemas de despoeiramento e tratamento biológico de efluentes industriais. Conhecimento e experiência nas principiais técnicas instrumentais como: Cromatografia gasosa, espectrometria de massas, espectrometria de raios-X dispersiva, difratometria de raios-X, Synchrotron DRX, absorção atômica, absorção por UV-Visível e métodos clássicos por Via-Úmida.

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Publicado

2018-10-05

Como Citar

Feroni, R. de C., & Galvão, E. S. (2018). Interdisciplinaridade entre o ensino da educação ambiental e a disciplina de matemática - análise de alguns parâmetros relacionados ao relatório da qualidade do ar da Região Metropolitana da grande Vitória de 2013. Revista Monografias Ambientais, 16(1), 14–25. https://doi.org/10.5902/2236130829794

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS