Educação ambiental: Jacuizinho/RS – conhecer, diagnosticar para preservar!
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130819973Palavras-chave:
Conhecimento, Realidade, Escola, Mediadora, DificuldadesResumo
O presente trabalho teve como objetivo conhecer as características ambientais do Munícipio de Jacuizinho/RS, avaliando as concepções de jovens em idade escolar sobre os pontos positivos e negativos de seu município, instigando os mesmos e seus respectivos professores a partirem em busca de avaliá-lo, analisando as atividades em âmbito local. O procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica e de campo. Foram aplicados questionários com questões objetivas aos educandos de nível médio e fundamental em duas escolas, uma localizada em âmbito rural e outra em âmbito urbano, e questionário com questões abertas a educadores das respectivas escolas, os quais estão envolvidos com a EA. Buscou-se conhecer a realidade ambiental a qual professores e alunos estão inseridos. Notou-se que os educadores encontram dificuldades na inserção da educação ambiental, relataram a necessidade de qualificação e efetiva participação dos envolvidos. Segundo eles a falta destes elementos acaba dificultando o desenvolvimento e aplicabilidade deste tema. Há a necessidade da participação de todos; a qualificação dos métodos educacionais e dos profissionais envolvidos, desenvolvendo um trabalho em conjunto com enfoque na realidade em que o educando está inserido para que a partir deste conhecimento os mesmos estejam aptos a analisar as consequências das ações sem planejamento e uso irracional dos recursos naturais.
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