O papel da história como ferramenta de educação ambiental nas escolas de educação infantil

Autores/as

  • Juliana Andréia Christ Schizzi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082791

Palabras clave:

História, Educação ambiental, Educação infantil, Ferramenta

Resumen

O presente trabalho é o resultado da pesquisa que busca analisar as questões voltadas a Educação Ambiental, interpretação historiográfica, e a evolução desses processos. Verificando a percepção dos professores, funcionários, diretores, profissionais atuantes na educação infantil, analisando o que estão desenvolvendo e /ou colaborando para que de fato a Educação Ambiental seja efetivada nas Escolas. Qual é o papel da História quanto disciplina que visa o desenvolvimento humano e social, para a colaboração nesses projetos e se existe esta colaboração. Pretende-se abordar o papel da história como ferramenta para a formação de cidadãos, e analisar a coligação da História ambiental com a realidade atual e suas transformações no decorrer dos anos, bem como verificar como a educação ambiental é trabalhada na base de nossa sociedade/ as crianças, através de seus articuladores - os professores; analisar a percepção ambiental das crianças após realização de trabalhos práticos de educação ambiental na EMEI Paraíso da Criança, no Município de Horizontina / RS, com crianças de 4 / 5 anos; sensibilizando a criança com trabalhos concretos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARCELLOS.S.B. Ações em Educação Ambiental e suas relações com a Interdisciplinaridade e cidadania: O caso do Projeto Social “Educação Ambiental na vila Kennedy”,no período de mar./09.2009. 95f.Monografia (Especialização em Educação Ambiental)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

KIST.A.F. “A Água numa perspectiva crítica da Educação Ambiental”: uma análise a partir da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. no período 2009. 91f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009

LOVELOCK, James. Aquecimento Global, a Terra Ardente. REVISTA PLANETA - CONHEÇA O MUNDO DESCUBRA VOCE, São Paulo, ano 33, Ed.414, março 2007.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de Mundo. V.3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MONTENEGRO, J. F ; DUARTE, F. C . Ação Coletiva na Sociedade de Risco. In: CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2008, Salvador. Anais do Conpedi - 2008, 2008. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 23 fev 2010.

NEFUSSI, Nelson; LICCO, Eduardo. Políticas de Saneamento e Meio Ambiente. 2000. Disponível em: http://www2mre.gov.br/cdbrasil/. Acesso em: 26 abr.2009.

______.Enchentes.Disponível em: http://www2.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/meioamb/mamburb/enchente/apresent.htm. Acesso em: 26 abr.2009.

PIAGET, J. A psicologia da criança. 17 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SOARES, H.Pós – Modernidade e Exclusão. A Razão. São Paulo, 02 fev 2002. Disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/. Acesso em: 5 ago 2009.

________. Pós – Modernidade, política e educação. A razão. Recife, 11 Nov 2005. Disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/. Acesso em: 5 ago 2009.

_____. Globalização: sobre os “Riscos de grande Consequencia” A Razão. [S.L], 07 dez 2000. Disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/. Acesso em: 5 ago 2009.

_____. Cidadania como um conceito de Totalidade. A Razão. [S.L] 10 set 1993. Disponível em:

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/. Acesso em: 25 ago 2009.

____. Globalização e Participação Política. A Razão .[S.L] jun 2001. Disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/. Acesso em: 22 ago 2009.

Publicado

2011-03-31

Cómo citar

Schizzi, J. A. C., & Hillig, C. (2011). O papel da história como ferramenta de educação ambiental nas escolas de educação infantil. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 335–348. https://doi.org/10.5902/223613082791

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a