Paisagismo no pátio escolar: a arte como instrumento de sensibilização à educação ambiental

Autores/as

  • Daniela Mengue Saft Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Paulo Edelvar Corrêa Peres Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Dionísio Link Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082769

Palabras clave:

Meio ambiente, Arte, Interdisciplinaridade

Resumen

Atualmente, a maioria das escolas dispõe de pátios reduzidos, praticamente todos cimentados e sem atrativos. Esta proposta teve o objetivo de apresentar, discutir e criar alternativas interdisciplinares que promovessem interações entre meio ambiente, arte, estética e cultura como instrumentos de sensibilização para Educação Ambiental, através da reconstrução do pátio escolar. O trabalho foi realizado na EMEF Maria Ruth Raymundo, Sapiranga/RS. As atividades foram desenvolvidas em oito etapas entre abril e maio de 2010. Os resultados fomentaram discussões, reflexões e ações sobre temas ambientais e demonstraram a importância da arte na sensibilização das questões ambientais, fugindo da linguagem fatalista e ameaçadora.

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Citas

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Publicado

2011-03-31

Cómo citar

Saft, D. M., Peres, P. E. C., Link, D., & Nishijima, T. (2011). Paisagismo no pátio escolar: a arte como instrumento de sensibilização à educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 285–296. https://doi.org/10.5902/223613082769

Número

Sección

ARTIGOS

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