Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil

Autores

  • Diana Vandréia dal Soto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613087670

Palavras-chave:

Educação infantil, Práticas pedagógicas, Educação Ambiental

Resumo

Este texto, desenvolvido no ano de 2010, apresenta uma experiência com uma turma de pré-escola na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria. Elucida as possibilidades de trabalho com a Educação Ambiental na Educação Infantil, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas pensadas para e com as crianças. Nessa proposta a criança é participante ativa dos processos pedagógicos. O professor, por sua vez, exerce o papel de mediador, articula os conhecimentos da realidade das crianças aos conhecimentos científicos, o que as favorece na ampliação de suas percepções sobre o ambiente do qual fazem parte, e em relação as interrelações que acontecem nesse ambiente, construindo um olhar observador, crítico e de cuidado sobre a vida no Planeta Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Vandréia dal Soto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental (CCR/UFSM), Especialista em Gestão Educacional (CE/UFSM) e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (CE/UFSM).

Referências

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria da Educação Básica, Brasília; MEC, SEB, 2010.

CONELL, J. Vivências com a Natureza. São Paulo: Aquariana, 2008.

LUZ, I. R. da. Relações ente crianças e adultos na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento- perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010.

MELLO, S. A.; FARIAS, M. A. A Escola como lugar da cultura mais elaborada. In: Revista do Centro de Educação (UFSM), Santa Maria, V. 35, n.1, jan./abr. 2010.

WARD, H.; RODEN, J. As habilidades que os alunos devem ter para aprender ciência: habilidades processuais. In: W,H,...[et al.]. Ensino de Ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SCHIEL, D; ORLANDI, A. S. & RUFINO, S. F. (Org.) Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos, SP: Compacta Gráfica e editora Ltda, 2010.

TIRIBA, Léo. Crianças da Natureza. In: Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento- perspectivas atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010.

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Soto, D. V. dal. (2013). Por uma educação planetária: produzindo sentidos e significados às práticas pedagógicas na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, 11(11), 2426–2434. https://doi.org/10.5902/223613087670

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.