Aprendendo e ensinando através do uso de materiais recicláveis na Educação Infantil

Autores

  • Nadia Cristina Schneider Bisognin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818752

Palavras-chave:

Aprendizagem, Lúdico, Práticas pedagógicas, Educação ambiental

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas com uma turma de Educação Infantil na rede municipal no município de Panambi (RS). O objetivo geral consistiu em investigar, descrever e analisar os registros reflexivos acerca das atividades lúdicas desenvolvidas na Educação Infantil, destacando a importância das interações e brincadeiras para a aprendizagem utilizando de materiais pedagógicos elaborados a partir de resíduos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de campo e participante. Para elaboração deste artigo, buscou-se referencial nos teóricos Wajskop (1995), Santos (2000), Pereira (2006; 2009), Freire (2002), Negrine (1994) e Kishimoto (1998; 2010), entre outros pesquisadores na área dos resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Cristina Schneider Bisognin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pedagoga formada pela UFSM (2013). Trabalha na Escola de Educação Infantil Pequeno Lar – Concursada na função de atendente pela Prefeitura Municipal de Panambi (RS).

Referências

ANDRADE, David. Arte Viva. Disponível em:http://www.artenaescola.org.br/sala_relato.php?id_relato=38. Acesso em: 28 nov. 2011.

BASSO, C. M. Algumas Reflexões Sobre o Ensino Mediado Por Computadores. Disponível em: http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm. Acesso em: 26 nov 2011.

BRANDÃO,C. R.Pesquisa Participante.São Paulo, ed. Brasiliense, 2006.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - nº 9.394/96 Brasília, 1996.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

HEMPE, Cléa. Análise do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Panambi RS: 1955-2012. Dissertação de Mestrado, 2013. Disponível

em: http://w3.ufsm.br/ppggeo/images/dissertacoes/Dissertao%20Analise%20dos%20Res.Solidos%20.pdf. Acesso em: set. 2014.

JÚNIOR, J.R .Z. Jogo e Ludicidade: Contribuições para o desenvolvimento infantil, 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd137/jogo-e-ludicidade-o-desenvolvimentoinfantil.htm. Acesso em: 26 nov. 2011.

MAURICIO, Juliana. T. Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem. Disponível em: www.profala.com/arteducesp140.htm. Acesso em: 21 nov. 2011.

Material didático disponível na disciplina de Metodologia da Pesquisa: Uma Reflexão Sob o Ato de Brincar, disponível em: http://www.profala.com/arteducesp94.htm. Acessado em: 7 jul. 2011.

LAKATOS, E. e MARCONI, M. M . Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Atlas, 1992.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: PRODIL, 1994.

OLIVEIRA , E .E.,Nov.2006. Piaget, Vygotsky e Winnicott: relação com jogo infantil e sua aplicação na área da psicopedagogia. Disponível em: http://www.abpp.com.br/artigos/61.htm. Acesso em 28 nov. 2011.

OSTETTO, Luciana Esmeralda(org).Educação Infantil-Saberes e fazeres da formação de professores.Campinas-SP,PAPIRUS,2008.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado. (Re)pensando a prática do educador infantil. In SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ, Vozes, 2000.

PEREIRA. J. E. N. O papel do professor na Educação Infantil na autonomia moral: Uma revisão da literatura, 2006. Disponível em: http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/opapel-do-professor-na-educacao-infantil-8346/artigo/. Acesso em: 26 nov. 2011.

PEREIRA, Marilda Valerio. O lúdico na educação infantil, 2009. Disponível em: http://blig.ig.com.br/maeducacao/2009/08/30/artigo-o-ludico-na-educacao-infantil/. Acesso em: 21 nov. 2011.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires. Espaços lúdicos – brinquedoteca. In: SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca– a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo e a educação. 11ed São Paulo, SP: Cortez, 1998. 1998.

__________. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Disponível em http://search.sweetim.com/search.asp?src=2&crg=3.1010006&q=mec+brinquedos+e+brincadeiras+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil+kishimoto. Acesso em: 21 nov. 2011.

WAJSKOP Gisela. Brincar na pré-escola. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 1995. Coleção Questões da nossa época, v. 48.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Bisognin, N. C. S. (2015). Aprendendo e ensinando através do uso de materiais recicláveis na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, 14, 208–214. https://doi.org/10.5902/2236130818752