Aprendendo e ensinando através do uso de materiais recicláveis na Educação Infantil

Autores/as

  • Nadia Cristina Schneider Bisognin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818752

Palabras clave:

Aprendizagem, Lúdico, Práticas pedagógicas, Educação ambiental

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas com uma turma de Educação Infantil na rede municipal no município de Panambi (RS). O objetivo geral consistiu em investigar, descrever e analisar os registros reflexivos acerca das atividades lúdicas desenvolvidas na Educação Infantil, destacando a importância das interações e brincadeiras para a aprendizagem utilizando de materiais pedagógicos elaborados a partir de resíduos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de campo e participante. Para elaboração deste artigo, buscou-se referencial nos teóricos Wajskop (1995), Santos (2000), Pereira (2006; 2009), Freire (2002), Negrine (1994) e Kishimoto (1998; 2010), entre outros pesquisadores na área dos resíduos sólidos.

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Biografía del autor/a

Nadia Cristina Schneider Bisognin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pedagoga formada pela UFSM (2013). Trabalha na Escola de Educação Infantil Pequeno Lar – Concursada na função de atendente pela Prefeitura Municipal de Panambi (RS).

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Publicado

2015-07-09

Cómo citar

Bisognin, N. C. S. (2015). Aprendendo e ensinando através do uso de materiais recicláveis na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, 14, 208–214. https://doi.org/10.5902/2236130818752