A PERCEPÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICA GLOBAIS NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO

Damaris Kirsch Pinheiro, Diana Vandréia Dal Soto

Resumo


Este estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.

Palavras-chave


Environmental education, Infantile Education, Climatic Changes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613082288

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