A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo

Autores

  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Diana Vandréia Dal Soto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082288

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, Mudanças Climáticas

Resumo

Este estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, M. I. DE O. A universidade e a formação de professores para a educação ambiental. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental, n/ zero. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2004.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação - MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução, vol.1, Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil vol.2, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article. Acesso em: 24 jan. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil vol.1, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article. Acesso em: 24 jan. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo, vol.3, Brasília, 1998.

FORTUNA, T. R. (Re) criar brinquedos, reciclar a vida. In: Revista Pátio, Ano xII, nº 46 Mai/jul 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

HENN, R.& BASTOS, F. P. de. Desafios Ambientais na Educação Infantil. In: Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, vol.20, jan/jun de 2008.

IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima - IPCC, Mudança do Clima 2007: A Base das Ciências Físicas, Contribuição do Grupo de Trabalho I ao Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, 2007.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2010-11-24

Como Citar

Pinheiro, D. K., & Soto, D. V. D. (2010). A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo. Revista Monografias Ambientais, 1(1), 70–77. https://doi.org/10.5902/223613082288

Edição

Seção

ARTIGOS