IMAGENS DE SATÉLITES NO AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ESTUDO DA SUB-BACIA DO RIO VACACAÍ-MIRIM COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARGARIDA LOPES

Evanise dos Santos Costa, Damaris Kirsch Pinheiro

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613084943

A utilização dos recursos naturais de maneira intensa pelo homem causou a degradação do meio e, conseqüentemente, a preocupação da sociedade como um todo com os problemas ambientais. Surge, assim, a urgente necessidade de se ter um olhar mais observador e crítico nas questões do meio. A Educação Ambiental serve de auxílio nesta mudança de hábito e as novas tecnologias ganham cada dia mais espaço nos lares, empresas e escolas. Neste sentido, buscando utilizar estas tecnologias como um recurso didático rico em informações, este artigo tem o objetivo principal de inserir imagens de satélites, através da ferramenta atual Google Earth, na Escola para a compreensão de problemas ambientais da sub-bacia do Vacacaí-Mirim. Esta pesquisa foi baseada no método indutivo, ou seja, uma pesquisa de natureza aplicada. Para tanto, foi aplicado um projeto na Escola Estadual Professora Margarida Lopes, em que foi desenvolvido um questionário com os alunos para uma avaliação prévia do que seria abordado na pesquisa. Os resultados deste questionário foram comparados aos resultados de um segundo questionário aplicado após as atividades realizadas com imagens de satélites. Através das atividades realizadas foram obtidos alguns resultados que estão expostos a seguir neste artigo.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Imagens de satélites, Vacacaí-Mirim.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613084943

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