A educação ambiental como direito fundamental do homem
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084158Palavras-chave:
Educação Ambiental, Homem, Natureza.Resumo
O estudo trata da Educação Ambiental como direito fundamental do homem, mostrando que o mesmo é parte da natureza e exerce papel principal de preservador, devido a sua racionalidade, para que a humanidade busque melhorar a sua relação com o planeta. O estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica e utilizou-se da revisão da literatura e do método descritivo e comparativo, com pesquisa indireta. Discorre também sobre a historicidade da Educação Ambiental, da sua evolução conceitual e da legislação brasileira sobre Educação Ambiental. Discorre sobre os saberes ambientais, da emergência que do assunto e das ações e possibilidades para a preservação ambiental. Relaciona o papel da Educação Ambiental no contexto do desenvolvimento sustentável e da interdisciplinaridade intrínseca. Proporciona embasamento teórico sobre a problemática, utilizando-se de autores renomados e que dão credibilidade ao assunto. Como conclusão relata as dificuldades encontradas na educação formal e das necessidades urgentes de construção de saber e racionalidade ambiental, via Educação Ambiental na formalidade e na informalidade.
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