Práticas inovadoras a partir do uso da tecnologia no contexto da educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133863973Resumo
As propostas apresentadas neste texto foram pensadas na disciplina Inovação e Gestão Escolar do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, mantido pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Por meio da vivência em espaços escolares houve a oportunidade de conhecer a realidade de escolas, suas problemáticas e propor ideias possíveis de serem implantadas, sejam produtos ou serviços. As ideias propostas foram o aplicativo Meu bom colega, com o propósito de estimular os estudantes com deficiência a enfrentar as dificuldades de autonomia; Inova-se, curso de formação continuada para professores da educação básica por meio de metodologias ativas; Unieja, grupo no Facebook com a finalidade de reduzir uma das situações problemáticas enfrentadas pelos professores numa escola municipal: a comunicação entre os integrantes da direção, professores, secretaria da escola, alunos e responsáveis. As propostas apresentadas permeiam a possibilidade de inclusão, a ressignificação da profissão docente por meio do desenvolvimento profissional e o fortalecimento das relações com o aluno, escola e comunidade.
Palavras-chave: inovação; gestão escolar; profissão docente.
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Referências
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