Encontrar filosofia(s) e infância(s)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065725044Parole chiave:
Filosofia, Infância, CriançasAbstract
Este texto busca pensar algumas possibilidades de unir “filosofia” e “infância” em dois momentos: o primeiro é teórico e o segundo traz propostas de trabalho em torno da temática. Na parte teórica, apresentamos a proposta de Matthew Lipman que tornou possível levar a filosofia às crianças. Na sequência apontamos as contribuições de outras áreas para pensar a infância: em P. Ariès vemos que o conceito de infância nem sempre existiu; Postman nos indica que vivemos o processo de adultização das crianças e o de infantilização dos adultos; Clarice Cohn mostra, com seu estudo dos Xikrin, que o conceito de infância pode não existir em certas sociedades; Walter Kohan pensa o tempo como intensidade (aión) e não somente como cronologia (chrónos), nos remetendo a um novo olhar para a infância; Larrosa trata da alteridade da infância, e da necessidade de entendê-la como um enigma. Por fim, olhamos para a criança como aquela que filosofa e que olha para a filosofia. Na parte dois apresentamos três atividades (carta, fotos, poesia, pintura, e fragmentos de Heráclito) propostas como experiências que tornem possível problematizar as relações entre filosofia e infância.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, Arnaldo; ANTUNES, Tomé Moreau. Frases do Tomé aos três anos. Compilação e ilustração de Arnaldo Antunes. Porto Alegre: Alegoria, 2006.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
COHN, Clarice. Uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá. Revista de Antropologia. v.43, n2, p.195-222, 2000.
COHN, Clarice Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.
EPICURO. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). Tradução e
apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devircriança. In: KOHAN, Walter Omar. (org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 51-68.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LARROSA, Jorge. O enigma da infância: ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 183-198.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios: uma seleção. Organização de M.A. Screech. Tradução e notas de Rosa Freire D´Aguiar. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução de Suzana Menescal de Alencar Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.