Encontrar filosofia(s) e infância(s)

Autor/innen

  • Paula Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo
  • Denis Domeneghetti Badia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo
  • Cesira Elisa Fávari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo
  • Ediléia Pereira Sônego Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065725044

Schlagworte:

Filosofia, Infância, Crianças

Abstract

Este texto busca pensar algumas possibilidades de unir “filosofia” e “infância” em dois momentos: o primeiro é teórico e o segundo traz propostas de trabalho em torno da temática. Na parte teórica, apresentamos a proposta de Matthew Lipman que tornou possível levar a filosofia às crianças. Na sequência apontamos as contribuições de outras áreas para pensar a infância: em P. Ariès vemos que o conceito de infância nem sempre existiu; Postman nos indica que vivemos o processo de adultização das crianças e o de infantilização dos adultos; Clarice Cohn mostra, com seu estudo dos Xikrin, que o conceito de infância pode não existir em certas sociedades; Walter Kohan pensa o tempo como intensidade (aión) e não somente como cronologia (chrónos), nos remetendo a um novo olhar para a infância; Larrosa trata da alteridade da infância, e da necessidade de entendê-la como um enigma. Por fim, olhamos para a criança como aquela que filosofa e que olha para a filosofia. Na parte dois apresentamos três atividades (carta, fotos, poesia, pintura, e fragmentos de Heráclito) propostas como experiências que tornem possível problematizar as relações entre filosofia e infância.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Paula Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Denis Domeneghetti Badia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Cesira Elisa Fávari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Ediléia Pereira Sônego, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Literaturhinweise

ANTUNES, Arnaldo; ANTUNES, Tomé Moreau. Frases do Tomé aos três anos. Compilação e ilustração de Arnaldo Antunes. Porto Alegre: Alegoria, 2006.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

COHN, Clarice. Uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá. Revista de Antropologia. v.43, n2, p.195-222, 2000.

COHN, Clarice Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.

EPICURO. Carta sobre a felicidade (A Meneceu). Tradução e

apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devircriança. In: KOHAN, Walter Omar. (org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 51-68.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, Jorge. O enigma da infância: ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 183-198.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios: uma seleção. Organização de M.A. Screech. Tradução e notas de Rosa Freire D´Aguiar. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Tradução de Suzana Menescal de Alencar Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

Veröffentlicht

2017-02-09

Zitationsvorschlag

Oliveira, P. R. de, Badia, D. D., Fávari, C. E., & Sônego, E. P. (2017). Encontrar filosofia(s) e infância(s). Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(2). https://doi.org/10.5902/2448065725044

Ausgabe

Rubrik

Artigos – Demanda contínua

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

Ähnliche Artikel

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.