Um olhar para o ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular

Autores

  • Jefferson Luis Brentini da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo
  • Denis Domeneghetti Badia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7640-2917

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065731969

Palavras-chave:

Filosofia, Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo, Currículo Oficial do Estado de São Paulo, Ensino Público

Resumo

A reinserção da componente curricular Filosofia e Sociologia no ensino brasileiro em 2006 desencadeou uma série de mecanismos para tornar possível o ensino destas disciplinas; mas, será que todos eles condizem com esse desejo ou são apenas mecanismos para tornar, especialmente a disciplina de Filosofia, marginal e com pouco valor para todos? Esse artigo aponta a partir de uma abordagem qualitativa enviesada no ideal e no real os possíveis caminhos que o ensino de Filosofia tem feito na rede pública paulista de ensino regular segue. Para tanto, os objetivos são analisar a possibilidade do Currículo Oficial do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010), materializado no Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2014) e, por conseguinte, colocá-lo em uma situação ideal frente aos prazos, previsões e aulas efetivas dentro do calendário letivo de 2014, a fim de esclarecer a sua possibilidade, ou não, de serem cumpridas. Para tanto, é contextualizado todo o cenário das políticas educacionais brasileiras, teóricos do campo da educação, fundamentos legais da educação da rede pública paulista de ensino regular e, por fim, como os processos que foram feitos, a partir do modelo baseado na lógica de mercado e no modelo neoliberal de educação.

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Biografia do Autor

Jefferson Luis Brentini da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Denis Domeneghetti Badia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Silva, J. L. B. da, & Badia, D. D. (2019). Um olhar para o ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065731969

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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