Um olhar para o ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065731969Keywords:
Filosofia, Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo, Currículo oficial do Estado de São Paulo, Ensino públicoAbstract
A reinserção da componente curricular Filosofia e Sociologia no ensino brasileiro em 2008 desencadeou uma série de mecanismos para tornar possível o ensino destas disciplinas; mas, será que tais demandas convergem na apropriação do saber filosófico ou são apenas mecanismos para tornar, especialmente a disciplina de Filosofia, marginal e com pouco valor para todos? Esse artigo aponta a partir de uma abordagem qualitativa enviesada no ideal e no real os possíveis caminhos do ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular. Para tanto, os objetivos são analisar a possibilidade do Currículo Oficial do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010), materializado no Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2014) e, por conseguinte, contrastar a proposta com a previsão de aulas dentro do calendário letivo de 2014, a fim de esclarecer a sua possibilidade ou não, de serem cumpridas. Como resultado evidenciou que, mesmo em situações ideais, em virtude do excesso da demanda, do curto tempo disponível para a consecução e dos processos de construção do indivíduo na sociedade é uma demanda quase impossível de ser cumprida.Downloads
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