Um olhar para o ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular

Authors

  • Jefferson Luis Brentini da Silva Pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo
  • Denis Domeneghetti Badia Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7640-2917

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065731969

Keywords:

Filosofia, Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo, Currículo oficial do Estado de São Paulo, Ensino público

Abstract

A reinserção da componente curricular Filosofia e Sociologia no ensino brasileiro em 2008 desencadeou uma série de mecanismos para tornar possível o ensino destas disciplinas; mas, será que tais demandas convergem na apropriação do saber filosófico ou são apenas mecanismos para tornar, especialmente a disciplina de Filosofia, marginal e com pouco valor para todos? Esse artigo aponta a partir de uma abordagem qualitativa enviesada no ideal e no real os possíveis caminhos do ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular. Para tanto, os objetivos são analisar a possibilidade do Currículo Oficial do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010), materializado no Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2014) e, por conseguinte, contrastar a proposta com a previsão de aulas dentro do calendário letivo de 2014, a fim de esclarecer a sua possibilidade ou não, de serem cumpridas. Como resultado evidenciou que, mesmo em situações ideais, em virtude do excesso da demanda, do curto tempo disponível para a consecução e dos processos de construção do indivíduo na sociedade é uma demanda quase impossível de ser cumprida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jefferson Luis Brentini da Silva, Pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Denis Domeneghetti Badia, Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, São Paulo

References

ASPIS, Renata Pereira Lima; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Midia e Educação, 2009.

BITTENCOURT, Renato Nunes. Pela afirmação da importância da Filosofia no Ensino Médio Brasileiro. Revista Espaço Acadêmico, São Paulo. nº 171 – Agosto de 2015.

GONÇALVES, Julio César. A filosofia e o filosofar institucionalizado: um olhar sobre o ensino filosófico no ensino médio. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências

e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Presidente Prudente, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOHAN, Walter. Perspectivas atuais do ensino de Filosofia no Brasil. In: FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (Org.). Um olhar sobre o ensino de Filosofia. Ijuí: Unijuí,

p. 21- 40.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Valle – 2 ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RODRIGUES, Zita Ana Lago. O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e pragmáticas. Educar em Revista, Curitiba,

Brasil, n. 46, p. 69-82, out./dez. 2012. Editora UFPR. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a06.pdf>. Acesso: 13 fev. 2017.

SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de. Reflexões sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio. HOLOS, Rio Grande do Norte. Ano 26, Vol. 3. 2010. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/

HOLOS/article/view/403>. Acesso: 16 ago 2016.

SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias/ Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.

SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor: filosofia, ensino médio/ Secretaria da Educação; coordenação

geral, Maria Inês Fini; equipe; Adailton Luís Martins, Luiza Chirstov, Paulo Miceli – São Paulo: SEE, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Published

2019-02-20

How to Cite

Silva, J. L. B. da, & Badia, D. D. (2019). Um olhar para o ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065731969

Issue

Section

Artigos – Demanda contínua

Most read articles by the same author(s)