A leitura de mundo como base para o ensino de filosofia na perspectiva de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065767510Palavras-chave:
Leitura de mundo, Ensino de Filosofia, experiência, diálogo, democracia.Resumo
Este artigo procurou explorar as memórias e experiências vivenciadas pelos pesquisadores, analisando-as com a Filosofia da Educação de Paulo Freire a fim de buscar contribuições para a prática docente no ensino de Filosofia. Partindo do conceito de leitura de mundo elaborado por Freire na obra A importância do ato de ler, e de contribuições afins a essa concepção nas principais obras do autor, foram analisadas algumas experiências pessoais permitindo compreender o processo educacional de ensino de Filosofia como uma práxis de reconstrução crítica da experiência. O artigo resultou em uma aproximação entre a Filosofia da Educação de Freire com o ensino de Filosofia como experiência de pensamento dialógica, democrática e libertadora. Evidenciou-se a importância de proporcionar aos alunos e alunas, a experiência filosófica a partir de suas leituras de mundo.
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