A leitura de mundo como base para o ensino de filosofia na perspectiva de Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767510

Palabras clave:

Leitura de mundo, Ensino de Filosofia, experiência, diálogo, democracia.

Resumen

Este artigo procurou explorar as memórias e experiências vivenciadas pelos pesquisadores, analisando-as com a Filosofia da Educação de Paulo Freire a fim de buscar contribuições para a prática docente no ensino de Filosofia. Partindo do conceito de leitura de mundo elaborado por Freire na obra A importância do ato de ler, e de contribuições afins a essa concepção nas principais obras do autor, foram analisadas algumas experiências pessoais permitindo compreender o processo educacional de ensino de Filosofia como uma práxis de reconstrução crítica da experiência. O artigo resultou em uma aproximação entre a Filosofia da Educação de Freire com o ensino de Filosofia como experiência de pensamento dialógica, democrática e libertadora. Evidenciou-se a importância de proporcionar aos alunos e alunas, a experiência filosófica a partir de suas leituras de mundo.

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Biografía del autor/a

Letícia Regina dos Santos Rodrigues Fucuhara, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Mestre pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Professor doutor na Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

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Publicado

2022-02-09

Cómo citar

Fucuhara, L. R. dos S. R. ., & Muraro, D. N. (2022). A leitura de mundo como base para o ensino de filosofia na perspectiva de Paulo Freire. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e1/1–19. https://doi.org/10.5902/2448065767510

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua