Filosofia com crianças: por uma literatura de vozes das infâncias

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065786621

Parole chiave:

Filosofia com Crianças, Sociologia da Infância, Cidade das Crianças, Comitê das Crianças, Educação

Abstract

Observa-se que as crianças estão às margens da nossa sociedade. Através da Sociologia da Infância, inicia-se a observação dos lugares que elas ocupam: surge a necessidade de registrar e pesquisar quais os olhares e concepções que as crianças têm sobre ser criança na nossa sociedade. Assim, esta pesquisa configura-se uma pesquisa-ação qualitativa, que apresentou como instrumento a entrevista embasada na Filosofia com Crianças. Aconteceram seis encontros que duraram uma média de uma hora cada um, entre os anos de 2022 e 2023. Eles foram realizados com os participantes que aceitaram estar nesta pesquisa e que fazem parte do Comitê das Crianças, atividade integrante do projeto Cidade das Crianças. As conversas foram gravadas, transcritas e analisadas. A literatura que as crianças propõem é uma literatura oral, que traz como principais enredos acontecimentos da escola e conflitos de gênero. Reconhece-se a potência do encontro entre a Filosofia com Crianças e a Sociologia da Infância.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Amanda Fernandes Rosa Bueno, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora da Rede Municipal de Jundiaí.

Riferimenti bibliografici

ABRAMOWICZ, Anete (Org.). Estudos da infância no Brasil: encontros e memórias. São Carlos: EduFSCar, 195 p.,2015.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Almedina, 2011.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista; revisão: António Branco Vasco. Porto (Portugal): Porto, 1994.

GOMES, Vanise Dutra. Filosofia com Crianças: caminho para o pensar transformador na escola? In: KOHAN, Walter O.; OLARIETA, Beatriz Fabiana (Orgs.) A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

KOHAN, Walter O. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MINAYO, Maria Cecília. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1999.

MORUZZI. Andrea B. A Infância como dispositivo: uma abordagem foucaultiana para pensar a Educação. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 22, n. 2, p. 279-299, maio/ago. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v22n2/2178-4612-conjectura-22-02-00279.pdf. Acesso em: 27 jan. 2024.

OLIVEIRA, Paula Ramos de et al. Encontrar filosofia(s) e infância(s). Revista Digital de Ensino de Filosofia – Santa Maria – vol.2., n.2 – jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/25044/15028. Acesso em: 27 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/refilo.v2i2.25044

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TONUCCI, Francesco. O direito de brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a Escola e a Cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6897

Pubblicato

2024-03-04

Come citare

Bueno, A. F. R. (2024). Filosofia com crianças: por uma literatura de vozes das infâncias. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e2/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065786621

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua