Vigilância digital e o ensino de filosofia: reflexões para uma educação crítica digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789580

Palavras-chave:

Cultura da Vigilância, Ensino de filosofia, Filosofia da Informação

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a temática da vigilância digital, a partir da fundamentação teórica desenvolvida por David Lyon. Através do diagnóstico referente aos desafios proporcionados pelo avanço das tecnologias digitais, a vigilância é interpretada como um fenômeno cultural dos tempos atuais. E visto que a vigilância digital pode indicar preferências, comportamentos, anseios e desejos, perguntamos: a temática não seria suficientemente significativa para ser tratada como questão educacional? Acreditamos que sim. Desta forma, compreender os sistemas de coleta, registro e classificação dos volumosos dados que circulam em enorme velocidade e variedade, pode colaborar para o processo de ressignificação das práticas digitais. Portanto, reivindica-se através da educação, a formação de uma postura crítica digital. O artigo sugere o ensino de filosofia para tal objetivo, justificado a partir da interpretação de uma reflexão ímpar, que se detém à raiz dos problemas, numa perspectiva abrangente e crítica de ruptura com o senso comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Fernandes de Rezende Junior, Universidade Federal do ABC

Mestrando por meio do Programa de Pós-graduação em Filosofia PROF-FILO, pela Universidade Federal do ABC.

Referências

ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

BAUMAN, Zygmunt; Lyon, David. Vigilância Líquida. Trad.: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

BERGMAN, Ronem; MAZZETI, Mark. The Battle for the World´s Most Powerfull Cyberweapon. The New York Times, 28 jan. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/01/28/magazine/nso-group-israel-spyware.html. Acesso em: 20 mai. 2024.

BRASIL. Lei n° 9394/1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.415/2017: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.Acesso em: 06 mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 14.533/2023: Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 02 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 jun. 2024.

BRUNO, Fernanda. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas. Revista Fronteira, v. 8, n. 2, p. 152-159, 2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/6129. Acesso em: 30 abr. 2024.

CARDIAL, Karen. Conectados às telas e desconexos de si. Revista Educação, 24 ago. 2023. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2023/08/24/conectados-excesso-de-telas/. Acesso em: 10 mai. 2024.

CONECTAS. Os riscos do vigilantismo digital para à democracia. Conectas Direitos Humanos, 16 jun. 2021. Disponível em: https://www.conectas.org/noticias/entrevista-os-riscos-do-vigilantismo-digital-a-democracia/#. Acesso em: 02 jun. 2024.

CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Trad.: Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DIJCK, José van. Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. MATRIZes, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 1, p. 39–59, 2017.

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p39-59. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/131620. Acesso em: 01 jul. 2024.

FERNANDES, Elora. Uso de tecnologias na educação básica em tempos de pandemia: reflexões sobre a proteção de dados de crianças. In: LIMA, Stephane. Educação, Dados e Plataformas – análise descritiva dos termos de uso dos serviços educacionais Google e Microsoft. São Paulo: Iniciativa Educação Aberta, 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/4012539#. X1EOdpNKi-4 Acesso em: 03 ago. 2024.

GONSALES, Priscila; AMIEL, Tel. Educação na contemporaneidade: entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet. Inteligência Artificial, Educação e Infância, n.3, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20201110120042/panorama_setorial_ano-xii_n_3_inteligencia_artificial_educacao_infancia.pdf. Acesso em: 04 jun. 2024.

LIMA, Sthepane. Educação, Dados e Plataformas – análise descritiva dos termos de uso dos serviços educacionais Google e Microsoft. São Paulo: Iniciativa Educação Aberta, 2020. Disponível em: https://zenodo.org/records/4012539. Acesso em: 10 jun. 2024.

LYON, David. The Electronic Eye: the rise of surveillance society. University of Minnesota Press, 1994.

__________. Surveillance After Snowden. Cambridge: Polity Press, 2015.

__________. The Culture of Surveillance. Cambridge: Polity Press, 2018.

__________. Surveillance. Internet Policy Review, 11 (4), 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14763/2022.4.1673. Disponível em: https://policyreview.info/concepts/surveillance. Acesso em: 02 mai. 2024.

MORGAN, Kate; NOLAN, Delaney. Como a vigilância dos empregados está se voltando contra empregadores. BBC, 05 mar. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n08l9wzqdo. Acesso em: 01 mai. 2024.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Trad.: Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

NASAR, Susanna. Brasileiros passam em média 56% do dia em frente às telas de smartphones e computadores. Jornal da USP, 29 jun. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/brasileiros-passam-em-media-56-do-dia-em-frente-as-telas-de-smartfones-computadores/. Acesso em: 10 mai. 2024.

ORWELL, George. 1984. Trad.: Alexandre Hubner, Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ORWELL, George. Por Que Escrevo. Trad.: Claudio Marcondes. São Paulo: Penguim Classics Companhia das Letras, 2020. Disponível em: https://cdl-static.s3-sa-east-1.amazonaws.com/trechos/9788582851296.pdf . Acesso em 18 ago. 2024.

PIMLOTT, Ben. Posfácios. In: Orwell, George. Trad.: Alexandre Hubner, Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

REDAÇÃO RBA. Pesquisa revela que brasileiros estão entre os que gastam mais tempo nas redes sociais. Rede Brasil Atual, 20 ago. 2023. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/pesquisa-revela-que-brasileiros-estao-entre-os-que-gastam-mais-tempo-nas-redes-sociais/. Acesso em: 10 mai. 2024.

SAVIANI, Dermeval. A filosofia na formação do educador. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, p. 17-30, 1973. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/690805/mod_resource/content/1/A_filosofia_na_formao_do_educador.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

SEVERINO, Joaquim. Filosofia e ciências humanas no ensino de 2º grau: uma abordagem antropológica da formação dos adolescentes. In: Queiróz, J.J. (org) (1997). Educação hoje: tensões e polaridades. São Paulo, FECS/USF. Disponível em: https://filosofiapibidufabc.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/09/severino.pdf. Acesso em 04 ago. 2024.

VEIGA, Edison. ‘1984’: Livro de Orwell é uma crítica ‘contra a esquerda’?. BBC, 08 jun. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n08l9wzqdo. Acesso em: 20 ago. 2024.

WILLIAMS, James. Liberdade e resistência na economia da atenção: como evitar que as tecnologias digitais nos distraiam dos nossos verdadeiros propósitos. Trad. Christian Schwartz. Porto Alegre: Arquipélago, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Junior, M. F. de R. (2024). Vigilância digital e o ensino de filosofia: reflexões para uma educação crítica digital. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e18/1–25. https://doi.org/10.5902/2448065789580

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais