O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767446

Palavras-chave:

BNCC. Competências. Ensino de Filosofia. Habilidades. Novo Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de examinar como o ensino de Filosofia se insere no contexto das habilidades e competências. Para tanto, é crucial compreender os conceitos de habilidades e competências, com o objetivo de pensar de que maneira os conteúdos filosóficos podem ser preservados. Posto isso, a partir de um conjunto de leis responsáveis por fundamentar o que se entende por novo Ensino Médio, a instituição de uma Base Nacional Comum Curricular se tornou imprescindível. Tal documento normativo deve nortear a montagem do arranjo curricular de todas as escolas, públicas e privadas, de todo o Brasil, mobilizando os conhecimentos impreteríveis para os/as estudantes no decorrer do Ensino Médio. Entretanto, o/a leitor/leitora observará que a noção de competências e habilidades não é nova na literatura educacional brasileira como, de igual modo, alguns aspectos críticos acerca dos conceitos de habilidades e competências. A melhor compreensão do ensino de Filosofia no contexto do novo Ensino Médio tende a repercutir-se nas ações de resistência e, consequentemente, na manutenção de conteúdos filosóficos ao longo do processo de implementação da reforma. Devido ao fato de ser uma pesquisa com caráter qualitativo, o procedimento metodológico adotado foi a leitura estrutural de texto, combinada com a análise de conteúdo. As fontes consultadas foram livros, artigos científicos e a legislação educacional que, juntas, propiciaram a fundamentação do presente artigo.

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Biografia do Autor

Christian Lindberg Lopes do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Professor doutor da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Nilmária Silveira Alves, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE

Graduanda na Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nascimento, C. L. L. do, & Alves, N. S. (2021). O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e17/1–19. https://doi.org/10.5902/2448065767446

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio

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