O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065733180

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino de Sociologia

Resumo

O trabalho tem como objetivo principal contar e analisar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio entre os anos 1983 e 2008, com atenção para seus avanços e retrocessos. Além do foco nos estados, o estudo acompanha as duas tramitações de projetos de lei federal. A primeira, em 2001, sem sucesso, a segunda, em 2008, com sucesso. Nas duas tentativas, são analisados os discursos produzidos pelos parlamentares nas duas Casas do Congresso, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre os argumentos favoráveis à obrigatoriedade da disciplina, destacam-se os objetivos de boa formação da juventude brasileira e construção de uma sociedade democrática e cidadã. Entre os argumentos contrários, as dificuldades práticas dessa empreitada e a suposição de que os conteúdos de Sociologia e Filosofia já estariam contemplados em outras disciplinas de Humanidades.

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Biografia do Autor

Gustavo Cravo de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Azevedo, G. C. de. (2019). O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065733180

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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