Notas sobre Filosofia, Educação e Ensinabilidade: uma crítica teórica de conceitos deleuziano e kantiano pela ótica epistêmica de Silvio Gallo

Autores

  • Yvisson Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065721082

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Educação, Filosofia

Resumo

Pretende-se, neste artigo, propor uma discussão teórica sobre o tutelamento kantiano com a criação de conceitos deleuzianos através do olhar de Silvio Gallo (2000; 2008). Sabe-se que para se chegar a uma maioridade intelectual é necessário se libertar do tutelamento que a sociedade ocidental nos colocou. Nesse sentido, Kant (2009; 1974) nos dar pistas teoréticas para o desfecho deste tutelamento, a saber, a utilização da razão. Enquanto isto, Deleuze e Guattari (1992; 2011) afirmam que para ser um filósofo necessita-se criar conceitos. Nessas duas perspectivas teóricas, Silvio Gallo faz-nos pensar sobre a ensinabilidade da Filosofia através da razão e das problematizações. Por meio da acepção teórica do educador e filósofo paulista, as idiossincrasias teóricas de Kant e Deleuze nos deram pistas para indicar um ensino de filosofia que se articulará através das problematizações e da criticidade em seu fazer/saber educativos.

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Biografia do Autor

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Mestre na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Referências

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Santos, Y. G. dos. (2016). Notas sobre Filosofia, Educação e Ensinabilidade: uma crítica teórica de conceitos deleuziano e kantiano pela ótica epistêmica de Silvio Gallo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(1). https://doi.org/10.5902/2448065721082

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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