A formação inicial e continuada do professor de francês na universidade de genebra: um diálogo com a professora e pesquisadora Glaís Sales Cordeiro

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148525330

Mots-clés :

Entrevista, Ensino de língua, Formação docente, Pesquisa

Résumé

Este texto é resultado da entrevista que a professora Cleide Inês Wittke efetuou com a pesquisadora da área de didática do francês, Profa. Dra. Glaís Sales Cordeiro, durante a realização de seus estudos de Pós-Doutorado na “Faculté de Psychologie et des Sciences de l´Éducation” (FPSE). Glaís Sales Cordeiro é membro do grupo GRAFE (Groupe de recherche pour l´analyse du français enseigné), da “Université de Genève” (UNIGE), na Suíça. Esta reflexão, cujo objetivo é criar um diálogo entre a realidade genebrina e brasileira no que tange ao ensino de língua e suas implicações, principalmente no que se refere à formação inicial e também continuada do professor de língua, é produto do projeto de pesquisa intitulado: “Interface entre as teorias didática das línguas e transposição didática na formação inicial e continuada do professor de línguas”, aprovado e financiado pelo governo federal, via bolsa no exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), em 2015.

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Biographie de l'auteur-e

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Curso de Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1986), graduação em Curso de Letras Português/Alemão pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em LETRAS pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nessas teorias: Análise do Discurso, Semântica Argumentativa, Linguística Textual, Interacionismo Sociodiscursivo, atuando principalmente nos seguintes temas: material didático, ensino de língua materna, PCNs, discurso e gramática, texto, sentido, gêneros textuais, formação de professores, estratégias de leitura e de escrita, ressaltando a importância da reescrita e didática. É professora Associada na Universidade Federal de Pelotas desde 2009, atuando na Graduação e na Pós-graduação do Centro de Letras e Comunicação. Concluiu em 2015 seus estudos de pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, na Universidade de Genebra (UNIGE), com bolsa da Capes.

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Publié-e

2016-06-22

Comment citer

Wittke, C. I. (2016). A formação inicial e continuada do professor de francês na universidade de genebra: um diálogo com a professora e pesquisadora Glaís Sales Cordeiro. Letras, (52), 179. https://doi.org/10.5902/2176148525330

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