O gênero de texto como objeto de ensino na produção escrita

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS https://orcid.org/0000-0001-6563-6016
  • Milena Moretto Professora Dra. na Graduação e Pós-graduação da Universidade São Francisco (USF)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534807

Palavras-chave:

Escrita, Gênero de texto, Sequência didática

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os benefícios no desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno, principalmente no domínio da escrita, quando o professor adota o gênero de texto como objeto de estudo. Com uma perspectiva interacionista sociodiscursiva da linguagem, construímos e aplicamos uma oficina voltada ao ensino da escrita, com base no modelo didático de gênero criado por Schneuwly e Dolz (2010), cuja proposta foi realizada com um oitavo ano de uma escola municipal. Ainda que a sequência didática tenha funcionado em caráter experimental, foi possível observar avanços nas capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas nas crônicas produzidas pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professora Adjunta no Cemtro de Letras e Comunicação da UFPEL.

Pós-doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, na Universidade de Genebra, Suíça.

Área de Linguística, ensino e didática.

Milena Moretto, Professora Dra. na Graduação e Pós-graduação da Universidade São Francisco (USF)

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado na Universidade São Francisco.

Atua no Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação na USF.

É vice-líder do grupo de pesquisa ALTER-LEGE/USF

Referências

ABREU-TARDELLI, Lília. Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua inglesa. In: DAMIANOVIC, M. C. Material didático: elaboração e avaliação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007, p. 73-85.

BAKTHIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKTHIN, Mikhail. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1981.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. 2ª ed. São Paulo: EDUC-PUCSP, [1999] 2012.

BRONCKART, Jean-Paul. Reflexões para um redesdobramento da didática das línguas. In: LOUSADA, Eliane Gouvêa; BUENO, Luiza; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas SP: Mercado de Letras, 2017, p. 91-110.

CRUZ, Antonio Donizeti; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Gênero discursivo crônica: aspectos temático, estilístico e composicional nas práticas escolares. Travessias, v.10, n.03, p. 25-40, 2016.

DOLZ, Joaquim, SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, Joaquim, SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais na escola. São Paulo: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 35-60.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, Anderson; KERSCH, Dorotea Frank. Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas SP: Mercado de Letras, 2015.

LETRIA, José Jorge. Pequeno breviário jornalístico. Lisboa: Notícias Editorial, 2000.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MACHADO, Anna Rachel; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)Curso – LemD, Tubarão, v.6, n.3, p. 547-573. Set./dez. 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna. Rachel; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, [2002] 2010.

MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide Inês. Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 2, p. 155 – 172, maio/ago. 2018.

NEVES, José. Uma escrita do tempo: memória, ordem e progresso nas crônicas cariocas. In: CANDIDO, A. et al. A crônica. São Paulo, Campinas: Editora Unicamp, 1992, p. 75-92.

ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Apresentação – Gêneros orais e escritos como objeto de ensino: modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras [2004] 2010, p. 7-16.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, [2004] 2010.

SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle; DOLZ, Joaquim. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras [2004] 2010, p. 81-108.

WITTKE, Cleide Inês. Ensino da escrita por meio do gênero crônica. Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016. http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.10

WITTKE, Cleide Inês. Análise da voz do outro sob uma perspectiva discursiva. Travessias, Cascavel, v. 11, n.2, p. 27 – 45, maio/ago., 2017. http://www.unioeste.br/travessias.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

Wittke, C. I., & Moretto, M. (2019). O gênero de texto como objeto de ensino na produção escrita. Letras, (58), 87–110. https://doi.org/10.5902/2176148534807

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)