O gênero de texto como objeto de ensino na produção escrita

Auteurs

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS https://orcid.org/0000-0001-6563-6016
  • Milena Moretto Professora Dra. na Graduação e Pós-graduação da Universidade São Francisco (USF)

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148534807

Mots-clés :

Escrita, Gênero de texto, Sequência didática

Résumé

Este artigo objetiva apresentar os benefícios no desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno, principalmente no domínio da escrita, quando o professor adota o gênero de texto como objeto de estudo. Com uma perspectiva interacionista sociodiscursiva da linguagem, construímos e aplicamos uma oficina voltada ao ensino da escrita, com base no modelo didático de gênero criado por Schneuwly e Dolz (2010), cuja proposta foi realizada com um oitavo ano de uma escola municipal. Ainda que a sequência didática tenha funcionado em caráter experimental, foi possível observar avanços nas capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas nas crônicas produzidas pelos alunos.

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Bibliographies de l'auteur

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professora Adjunta no Cemtro de Letras e Comunicação da UFPEL.

Pós-doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, na Universidade de Genebra, Suíça.

Área de Linguística, ensino e didática.

Milena Moretto, Professora Dra. na Graduação e Pós-graduação da Universidade São Francisco (USF)

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado na Universidade São Francisco.

Atua no Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação na USF.

É vice-líder do grupo de pesquisa ALTER-LEGE/USF

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Publiée

2019-09-27

Comment citer

Wittke, C. I., & Moretto, M. (2019). O gênero de texto como objeto de ensino na produção escrita. Letras, (58), 87–110. https://doi.org/10.5902/2176148534807

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