As práticas de testagem do TESLLE como um processo somativo-formativo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148589185

Schlagworte:

Avaliação somativo-formativa, Efeito Retroativo, Participação Periférica Legítima, Teste de proficiência

Abstract

Esta pesquisa discute em que medida o TESLLE configura um processo de avaliação somativo-formativa com efeitos para além de sua audiência-alvo. O método envolveu coleta de dados via questionário entre representantes das categorias de elaboração, fiscalização e ministrantes de cursos para o TESLLE, bem como a análise das práticas de planejamento, elaboração e aplicação do TESLLE. Buscamos compreender como os membros desse grupo entendem suas próprias manifestações culturais, a(s) concepção(ões) de testagem atribuída(s) ao teste e o(s) impacto(s) da participação em atividades relacionadas ao TESLLE na sua formação e atuação profissional na área de Letras.

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Autor/innen-Biografien

Roseli Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina em regime de co-tutela com a University of Sydney, Austrália (2012). É professora Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), Coordenadora do Projeto Línguas no Campus (LinC). Atualmente coordena o Teste de Suficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (TESLLE) e o Simpósio de Intercâmbio Acadêmico. Seus interesses de pesquisa incluem Análise Crítica do Discurso, Análise Crítica de Gêneros e suas interfaces com Multimodalidade, Linguística Sistêmico Funcional e pedagogias para os multiletramentos.

Angelica Micoanski Thomazine, Universidade Federal de Santa Maria

Professora no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria , pesquisa na área de Estudos da Tradução, Literaturas Anglófonas e Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.

Luciane Kirchhoff Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É orientadora pedagógica do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação/UFSM e coordenadora do Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E). É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem como Prática Social.

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Veröffentlicht

2025-07-04

Zitationsvorschlag

Nascimento, R. G. do, Thomazine, A. M., & Ticks, L. K. (2025). As práticas de testagem do TESLLE como um processo somativo-formativo. Letras, 34(1), e89185. https://doi.org/10.5902/2176148589185

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