Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546484703

Palavras-chave:

Formação, Praxiologia Motriz, Educação física

Resumo

Em defesa de uma perspectiva de formação continuada de professores como um processo permanente, que se desenvolve ao longo do tempo e que nasce do interesse desse grupo de profissionais, foram realizadas duas iniciativas formativas sobre Praxiologia Motriz. Deste modo, o objetivo do presente artigo é apresentar e refletir sobre o desenvolvimento e as interações entre os docentes nesses dois cenários de formação. Participaram do estudo 20 professores de Educação Física, sendo 12 da iniciativa formativa 1 e oito da iniciativa formativa 2. As técnicas de coleta de dados foram as gravações dos encontros síncronos e os registros escritos das atividades realizadas no formato assíncrono. Os docentes revelaram expectativas que escapam aos limites da teoria praxiológica. Igualmente demonstraram entendimento para analisar as práticas corporais, sobretudo, acessando os conceitos lógica interna, interação motriz e CAI. Tais conhecimentos, proporcionaram aproximações preliminares com o cotidiano da ação docente. O tempo de realização dos dois cursos se mostrou insuficiente para o aprofundamento nos universais ludomotrizes e nas articulações entre a Praxiologia Motriz e as teorias pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Vieira Marques, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Graduação em Educação Física, Mestre em Ensino. Doutorando em Educação.

Mestre em Ensino. Doutorando em Educação.

Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2010); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Doutorando em educação na Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa: Educação Escolar: Teorias e Práticas. Atualmente trabalha como professor efetivo da educação básica na secretaria municipal de Educação de Ribeirão Preto. Possui experiências como professor substituto no ensino superior (Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto Federal do Sul de Minas). Pesquisa na área de Educação Física escolar, Praxiologia Motriz, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Esportes Coletivos nos diversos níveis de ensino.

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Possui graduação em Educação Física (1991) e em Pedagogia (1993), ambas pela UNESP de Rio Claro, especialização em Comunicação Social e Educação (1991) pela ECA/USP, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC de São Paulo (1995) e doutorado em Educação Física pela FEF/UNICAMP (2002). É professor associado IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em formação profissional, estágios e educação física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, estágios, formação profissional, ensino médio e ensino superior. Foi preceptor do PET Saúde/UFSCar (2011-2013) na área de Educação Física; tutor do ProPET Saúde/UFSCar (2013-2014) e docente orientador voluntário do PIBID/UFSCar na área de Educação Física (2012-2017). Docente permanente (desde 2018) e Coordenador (a partir de 05/2021) da Instituição Associada UFSCar do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogia dos esportes coletivos. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), cadastrado junto ao CNPq e certificado pela UNESP. Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM). Docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação, mestrado profissional, em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

FERREIRA, Lilian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Contribuições ao ensino da Educação Física na escola: análise das práticas motrizes por meio da Praxiologia Motriz. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento. Dossiê: Possibilidades e desafios da Educação Física no Ensino Médio. Boa Vista/Roraima, p. 1-19, maio de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 52. ed. Rio 2015a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

GALINDO, Camila José.; INFORSATO, Edson do Carmo. Formação continuada de professores: impasses, contextos e perspectivas. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 463-477, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9755. Acesso em: 26 mar. 2023.

HERNECK, Helena R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti Desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência: impacto de um programa de formação continuada. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EDUFSCAR, 2010, p. 316-337.

LOUREIRO, Walk; CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, p. 571-581, 2015.

MEDRI, Waldir. Análise exploratória de dados. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORICONI, Gabriela Miranda. et al. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo, Textos FCC: relatório técnico, 59 p., 2017.

PARLEBAS, Pierre. Juego deporte y sociedad: léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2008.

PARLEBAS, Pierre. La aventura praxiológica: ciencia, acción y educación física. Tradução: Raúl Martínez de Santos. Sevilla: Consejeria de Turismo y Deporte, 2017.

RIBAS, João Francisco Magno. Contribuições da praxiologia motriz para a Educação Física Escolar: ensino fundamental. 2002. 226f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.

RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz: instrumentalizando a prática pedagógica para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p. 240-250, jan./mar. 2010.

RIBAS, João Francisco Magno; FRANCO, Flávia. Praxiologia Motriz, a Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática na Educação Física: Entrevista com Pierre Parlebas. Movimento, v. 26, p. e26008, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

Downloads

Publicado

02-08-2024

Como Citar

Marques, R. G. V. ., Zaghi, F. H. L. da S. ., Ramos, G. N. S. ., & Ferreira, L. A. . (2024). Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física. Kinesis, 42(esp. 1). https://doi.org/10.5902/2316546484703

Edição

Seção

Dossiê Praxiologia Motriz