Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546484703

Palabras clave:

Formação, Praxiologia Motriz, Educação física

Resumen

En defensa de una perspectiva de formación continua del profesorado como un proceso permanente, que se desarrolla en el tiempo y que surge del interés de este grupo de profesionales, se llevaron a cabo dos iniciativas formativas sobre Praxiología Motriz. Así, el propósito de este artículo es presentar y reflexionar sobre el desarrollo y las interacciones entre los docentes en estos dos escenarios de formación. Veinte profesores de Educación Física participaron del estudio, 12 de la iniciativa de formación 1 y ocho de la iniciativa de formación 2. Las técnicas de recolección de datos fueron las grabaciones de los encuentros sincrónicos y las actas escritas de las actividades realizadas en el formato asincrónico. Los docentes revelaron expectativas que escapan a los límites de la teoría praxiológica. También demostraron comprensión para analizar prácticas corporales, especialmente accediendo a los conceptos de lógica interna, interacción motriz y PAI. Tal conocimiento proporcionó aproximaciones preliminares a la acción docente cotidiana. La duración de los dos cursos se mostró insuficiente para profundizar los universales ludomotores y las articulaciones entre la Praxiología Motriz y las teorías pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Gonçalves Vieira Marques, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Graduação em Educação Física, Mestre em Ensino. Doutorando em Educação.

Mestre em Ensino. Doutorando em Educação.

Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2010); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Doutorando em educação na Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa: Educação Escolar: Teorias e Práticas. Atualmente trabalha como professor efetivo da educação básica na secretaria municipal de Educação de Ribeirão Preto. Possui experiências como professor substituto no ensino superior (Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto Federal do Sul de Minas). Pesquisa na área de Educação Física escolar, Praxiologia Motriz, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Esportes Coletivos nos diversos níveis de ensino.

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Possui graduação em Educação Física (1991) e em Pedagogia (1993), ambas pela UNESP de Rio Claro, especialização em Comunicação Social e Educação (1991) pela ECA/USP, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC de São Paulo (1995) e doutorado em Educação Física pela FEF/UNICAMP (2002). É professor associado IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em formação profissional, estágios e educação física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, estágios, formação profissional, ensino médio e ensino superior. Foi preceptor do PET Saúde/UFSCar (2011-2013) na área de Educação Física; tutor do ProPET Saúde/UFSCar (2013-2014) e docente orientador voluntário do PIBID/UFSCar na área de Educação Física (2012-2017). Docente permanente (desde 2018) e Coordenador (a partir de 05/2021) da Instituição Associada UFSCar do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogia dos esportes coletivos. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), cadastrado junto ao CNPq e certificado pela UNESP. Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM). Docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação, mestrado profissional, em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru.

Citas

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Publicado

2024-08-02

Cómo citar

Marques, R. G. V. ., Zaghi, F. H. L. da S. ., Ramos, G. N. S. ., & Ferreira, L. A. . (2024). Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física. Kinesis, 42(esp. 1). https://doi.org/10.5902/2316546484703

Número

Sección

Dossiê Praxiologia Motriz

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