Proposta de ensino do voleibol: um ensaio teórico a partir de conceitos praxiológicos e de metodologias de ensino centradas na compreensão do jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546484641

Palavras-chave:

Praxiologia Motriz, Compreensão, Voleibol, Alunos

Resumo

No cenário nacional é crescente o surgimento pesquisas que almejam romper com o ensino fragmentado e com a execução repetitiva dos movimentos no ensino das modalidades esportivas coletivas. Atrelado a isso, observamos um aumento dos estudos relacionados à teoria da Praxiologia Motriz, de Pierre Parlebas, para compreender as estruturas e as dinâmicas de funcionamento dessas práticas corporais. Sendo assim, o objetivo deste artigo é apresentar um ensaio teórico sobre o ensino do voleibol em uma instituição educativa voltada para o lazer. A partir da análise praxiológica do voleibol foram realizadas aproximações com elementos de duas metodologias centradas na compreensão do jogo: o Teaching Games for Understanding e o Ensino dos desportos coletivos. A proposição foi estruturada a partir de quatro momentos: 1) O entendimento da complexidade do jogo; 2) A relevância da comunicação nas práticas sociomotrizes de companheiros e adversários; 3) A compreensão da gama de ações motrizes e regras de ação; 4) A reflexão sobre os papéis e subpapéis do voleibol formalizado. Este ensaio nos possibilitou estabelecer um diálogo teórico e metodológico com pistas sobre possíveis caminhos de renovação do ensino das modalidades coletivas, dando relevo à compreensão do jogo e à centralidade do aluno/jogador para auxiliar nas escolhas pedagógicas do professor.

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Biografia do Autor

Nicole Chiba Galvão, Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru

Mestranda em Docência para a Educação Básica, da UNESP/Bauru. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos (2011). Graduação em bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Padre Albino (2013) e graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2009).
Participa do grupo de estudos intitulado "Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos" (NEPATEC); Atuou como professora de Educação Física do ensino fundamental II, na prefeitura de Uberaba (2011), do maternal ao EJA anos finais na APAE de Uberaba (2011) e, na rede Estadual do Estado de São Paulo, no ensino fundamental II em Bauru (2012). Atualmente é educadora de atividades físico-esportivas do SESC/SP, iniciando na unidade de Catanduva (2012), unidade de Ribeirão Preto (2014-2019) e
atualmente, na unidade Bauru (desde 2020). Possui formação em Yoga pelo Instituto de Yogaterapia - Campinas (2017).

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogia dos esportes coletivos. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), cadastrado junto ao CNPq e certificado pela UNESP. Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM). Docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação, mestrado profissional, em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

Galvão, N. C., & Aparecida Ferreira, L. (2024). Proposta de ensino do voleibol: um ensaio teórico a partir de conceitos praxiológicos e de metodologias de ensino centradas na compreensão do jogo . Kinesis, 42(esp. 1). https://doi.org/10.5902/2316546484641

Edição

Seção

Dossiê Praxiologia Motriz