Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546484703

Keywords:

Formação, Praxiologia Motriz, Educação física

Abstract

In defense of a perspective of continuing teacher education as a permanent process, which develops over time and which arises from the interest of this group of professionals, two training initiatives on Motor Praxiology were carried out. Thus, the purpose of this article is to present and reflect on the development and interactions between teachers in these two training scenarios. Twenty Physical Education teachers participated in the study, 12 from the training initiative 1 and eight from the training initiative 2. The data collection techniques were the recordings of the synchronous meetings and the written records of the activities carried out in the asynchronous format. Teachers revealed expectations that escape the limits of praxiological theory. They also demonstrated understanding to analyze body practices, especially by accessing the concepts of internal logic, motor interaction and CAI. Such knowledge provided preliminary approximations with the daily teaching action. The duration of the two courses proved to be insufficient for deepening the ludomotor universals and the articulations between Motor Praxiology and pedagogical theories.

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Author Biographies

Rodrigo Gonçalves Vieira Marques, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Graduação em Educação Física, Mestre em Ensino. Doutorando em Educação.

Mestre em Ensino. Doutorando em Educação.

Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2010); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Doutorando em educação na Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa: Educação Escolar: Teorias e Práticas. Atualmente trabalha como professor efetivo da educação básica na secretaria municipal de Educação de Ribeirão Preto. Possui experiências como professor substituto no ensino superior (Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto Federal do Sul de Minas). Pesquisa na área de Educação Física escolar, Praxiologia Motriz, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Esportes Coletivos nos diversos níveis de ensino.

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos)

Possui graduação em Educação Física (1991) e em Pedagogia (1993), ambas pela UNESP de Rio Claro, especialização em Comunicação Social e Educação (1991) pela ECA/USP, mestrado em Educação (Currículo) pela PUC de São Paulo (1995) e doutorado em Educação Física pela FEF/UNICAMP (2002). É professor associado IV da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em formação profissional, estágios e educação física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, estágios, formação profissional, ensino médio e ensino superior. Foi preceptor do PET Saúde/UFSCar (2011-2013) na área de Educação Física; tutor do ProPET Saúde/UFSCar (2013-2014) e docente orientador voluntário do PIBID/UFSCar na área de Educação Física (2012-2017). Docente permanente (desde 2018) e Coordenador (a partir de 05/2021) da Instituição Associada UFSCar do programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogia dos esportes coletivos. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), cadastrado junto ao CNPq e certificado pela UNESP. Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM). Docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação, mestrado profissional, em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru.

References

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Published

2024-08-02

How to Cite

Marques, R. G. V. ., Zaghi, F. H. L. da S. ., Ramos, G. N. S. ., & Ferreira, L. A. . (2024). Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física. Kinesis, 42(esp. 1). https://doi.org/10.5902/2316546484703

Issue

Section

Dossiê Praxiologia Motriz

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