Esportes Coletivos: uma experiência sociomotora trazida para o formação universitário
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546484553Palavras-chave:
Deportes colectivos, Praxiología Motriz, Enseñanza, Formación universitariaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar a organização temática e o funcionamento da unidade curricular (UC) "Esportes Coletivos 1", a qual está localizada no terceiro semestre da Licenciatura em Educação Física (LEF) do Instituto Superior de Educação Física (ISEF) da Universidade da República (Udelar), no Uruguai. Nele, são abordadas as características comuns das modalidades desportivas coletivas, reconhecendo seus elementos estruturais e funcionais. A Praxiología Motora é central para poder desenvolver uma análise profunda deste tipo de desportos sociomotores e, a partir disso, pensar em seu ensino e treinamento. Além disso, possibilita revisar as comunicações motoras como um agente central nas aulas de educação física. Em seguida, a UC propõe, a partir de modelos alternativos de ensino, contrastar a biografia e a experiência motora dos estudantes, que geralmente diferem dessa abordagem das práticas desportivas. Transversalmente, o relato apresentado aqui tenta realizar algumas avaliações relacionadas aos primeiros anos do desenvolvimento desta experiência, colocando em diálogo a Praxiología Motriz, o desporto e a educação física.
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