ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Authors

  • Giandra Anceski Bataglion
  • Beatriz Dittrich Schmitt
  • Angela Teresinha Zuchetto
  • John Peter Nasser

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546422272

Keywords:

Educação continuada. Professor. Educação Física.

Abstract

O objetivo foi analisar as experiências vivenciadas por sete alunos egressos da Universidade Federal de Santa Catarina que atuaram como bolsistas (extensão, monitoria, iniciação científica) do Programa de Atividade Motora Adaptada, considerando os ciclos de desenvolvimento da carreira docente. Para coleta dos dados, utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado. Os participantes se classificaram nos seguintes ciclos de desenvolvimento profissional: entrada na carreira, consolidação das competências profissionais na carreira e afirmação e diversificação na carreira. Na atuação profissional, constatou-se permanecia, abandono temporário e desistência na área de Educação Física Adaptada. Observou-se que o AMA influenciou a atuação docente dos participantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-05-17

How to Cite

Bataglion, G. A., Dittrich Schmitt, B., Zuchetto, A. T., & Nasser, J. P. (2016). ATUAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Kinesis, 34(1). https://doi.org/10.5902/2316546422272

Issue

Section

Original articles