Do currículo por conteúdos para competências no curso de Educação Física na Unijuí: a percepção dos docentes

the perception of teachers

Autores

  • Robson Machado Borges Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Mariane Denise Martins Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) https://orcid.org/0009-0003-0961-1721

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488093

Palavras-chave:

Ensino Superior, Atuação docente, Competências, Planejamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a percepção de docentes sobre a passagem do processo de ensino e aprendizagem por conteúdos para o currículo por competências no curso de Educação Física na Unijuí. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de casos múltiplos, com a participação de dez professores. Os resultados apontam que, inicialmente, os professores se sentiram angustiados e desconfortáveis quando foram desafiados a ensinar a partir de outra perspectiva diferente da tradicional. Com o tempo, passaram a reconhecer e defender a educação por competências no Ensino Superior, destacando a importância do planejamento e da mobilização de conhecimentos em contextos reais. Os professores indicam a necessidade de estudos por meio da formação continuada para avançar no processo de ensino por competências.

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Biografia do Autor

Robson Machado Borges, Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do curso de Educação Física na Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS/Brasil.

Mariane Denise Martins, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Bacharel em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012), graduada em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2006) e mestrado em Educação nas Ciências pela mesma Universidade (2017). Coordenou o Núcleo de Educação a Distância da UNIJUÍ de 2013 a 2020. Atualmente é assessora pedagógica e Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) desta Universidade, que é composto por três setores: Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI),Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEaDT) eSetor de Apoio Pedagógico Institucional (SEAPED), do qual também é coordenadora. Atua como articuladora dos três setores onde contribui na implementação das políticas institucionais e diretrizes de formação continuada docente, acompanhando os processos pedagógicos das diferentes modalidades de oferta e é responsável pelo Programa de Formação Continuada Docente, organizando, planejando e ministrando formações sobre Educação a Distância, Educaçãopor Competências, Processo de Ensino e Aprendizagem: Planejamento e Avaliação.

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

Borges, R. M., & Martins, M. D. (2024). Do currículo por conteúdos para competências no curso de Educação Física na Unijuí: a percepção dos docentes: the perception of teachers. Kinesis, 42(esp. 2), 20. https://doi.org/10.5902/2316546488093