Del currículum por contenidos a las competencias en la carrera de Educación Física de Unijuí

la percepción de los docentes

Autores/as

  • Robson Machado Borges Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Mariane Denise Martins Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) https://orcid.org/0009-0003-0961-1721

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488093

Palabras clave:

Enseñanza Superior, Desempeño del profesor, Competencias, Planificación

Resumen

El objetivo de este artículo es identificar las percepciones de los profesores sobre la transición de un proceso de enseñanza y aprendizaje basado en contenidos a un currículo basado en competencias en el programa de la carrera de Educación Física de Unijui. Utilizando un abordaje cualitativo, se realizó un estudio de caso múltiple con la participación de diez profesores. Los resultados muestran que los profesores inicialmente se sintieron angustiados e incómodos cuando fueron desafiados a enseñar desde una perspectiva diferente a la tradicional. Con el tiempo, empezaron a reconocer y defender la educación basada en competencias en la enseñanza superior, destacando la importancia de planificar y movilizar los conocimientos en contextos reales. Los profesores señalan la necesidad de seguir estudiando a través de la formación continua para avanzar en el proceso de enseñanza por competencia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Robson Machado Borges, Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do curso de Educação Física na Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS/Brasil.

Mariane Denise Martins, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Bacharel em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012), graduada em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2006) e mestrado em Educação nas Ciências pela mesma Universidade (2017). Coordenou o Núcleo de Educação a Distância da UNIJUÍ de 2013 a 2020. Atualmente é assessora pedagógica e Coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) desta Universidade, que é composto por três setores: Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI),Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEaDT) eSetor de Apoio Pedagógico Institucional (SEAPED), do qual também é coordenadora. Atua como articuladora dos três setores onde contribui na implementação das políticas institucionais e diretrizes de formação continuada docente, acompanhando os processos pedagógicos das diferentes modalidades de oferta e é responsável pelo Programa de Formação Continuada Docente, organizando, planejando e ministrando formações sobre Educação a Distância, Educaçãopor Competências, Processo de Ensino e Aprendizagem: Planejamento e Avaliação.

Citas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORGES, R. M. Estudar com professores: a formação continuada e o processo de mudança na concepção de ensino na educação física escolar (2018) 261 f. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/185242>. Acesso em: 26 jun. 2024.

BORGES, R. M.; FENSTERSEIFER, Paulo E.; FRAGA, Alex B. O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard. Educar em revista, v. e76449, p. 1-19, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/rP5T8W3V5WLsSSMxd8cNszL/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 jul. 2024.

BRASIL. República Federativa do. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 fev. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília. 2019. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf>. Acesso em: 05 out. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file>. Acesso em: 05 out. 2023.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conceito Institucional. Brasília. 2023. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMy>. Acesso em: 20 jun. de 2024.

FERREIRA, J. S.; HENRIQUE, J. S.; COSTA, B. O. Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Rev Bras Ciênc Esporte. n. 37, v. 3, 2015. p. 289-298. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbce/a/T9PknJD9rB7THGRyzqSVX5f/abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 20 de jun. de 2024.

FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FIDENE. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI Unijuí – 2020-2024) revisado/Fidene, Unijuí. - Ijuí: Ed. Unijuí, 2023. 138 p. (Coleção Cadernos da Gestão Universitária; 75).

MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.

NOBRE, M. S. Esquerda, direita e outras vias | Parte 4. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2011 (Debate em vídeo). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4Hll1Cwz1fY>. Acesso em: 07 out. 2023.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Ed. Bagaço, 2005.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 13, p. 05-24, 2000. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 jun. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

YIN, R. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Artmed: Porto Alegre, 2010.

Publicado

2024-10-16

Cómo citar

Borges, R. M., & Martins, M. D. (2024). Del currículum por contenidos a las competencias en la carrera de Educación Física de Unijuí: la percepción de los docentes. Kinesis, 42(esp. 2), 20. https://doi.org/10.5902/2316546488093