Panorama e perspectivas da formação inicial e continuada em Educação Física no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488105

Palavras-chave:

Educação Física, Formação profissional, Perspectivas

Resumo

O texto trata do tema a partir de pequenas teses que envolvem: as condições macro-estruturais que influenciam a formação; a conformação dos currículos a partir de disciplinas acadêmicas que configuram o objeto de estudo da Educação Física a partir de seus objetos próprios configurando uma fragmentação do conhecimento e uma dificuldade para sua vinculação com a intervenção; as características da produção do conhecimento no campo e seu impacto nos processos de formação; análise crítica do impacto da pós-graduação nos processos de formação; avaliação e sugestões sobre as políticas de formação continuada para o campo da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor pela Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação continuada de professores, educação e epistemologia.

Referências

BRACHT, V. Esporte/Educação física e sociedade: quais as perspectivas, a partir das ações sociais e políticas, da formação profissional em Educação Física no Brasil? In: Kunz, E.; Hildebrandt-Stramann, R. (org.). Intercâmbios internacionais: educação física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 59-70.

BRACHT, V. Educação física, método científico e reificação. In: Stigger, M. A. (Org.). Educação física + humanas. Campinas: Autores Associados, 2015, p. 1-21.

GEREZ, A. G.; Bracht, V. As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de educação física atuantes no ensino superior privado mercantil. Florianópolis, Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-23, outubro/dezembro, 2019.

Publicado

16-10-2024

Como Citar

Bracht, V. (2024). Panorama e perspectivas da formação inicial e continuada em Educação Física no Brasil. Kinesis, 42(esp. 2), 9. https://doi.org/10.5902/2316546488105