Panorama e perspectivas da formação inicial e continuada em Educação Física no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546488105Palavras-chave:
Educação Física, Formação profissional, PerspectivasResumo
O texto trata do tema a partir de pequenas teses que envolvem: as condições macro-estruturais que influenciam a formação; a conformação dos currículos a partir de disciplinas acadêmicas que configuram o objeto de estudo da Educação Física a partir de seus objetos próprios configurando uma fragmentação do conhecimento e uma dificuldade para sua vinculação com a intervenção; as características da produção do conhecimento no campo e seu impacto nos processos de formação; análise crítica do impacto da pós-graduação nos processos de formação; avaliação e sugestões sobre as políticas de formação continuada para o campo da Educação Física.
Downloads
Referências
BRACHT, V. Esporte/Educação física e sociedade: quais as perspectivas, a partir das ações sociais e políticas, da formação profissional em Educação Física no Brasil? In: Kunz, E.; Hildebrandt-Stramann, R. (org.). Intercâmbios internacionais: educação física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 59-70.
BRACHT, V. Educação física, método científico e reificação. In: Stigger, M. A. (Org.). Educação física + humanas. Campinas: Autores Associados, 2015, p. 1-21.
GEREZ, A. G.; Bracht, V. As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de educação física atuantes no ensino superior privado mercantil. Florianópolis, Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-23, outubro/dezembro, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valter Bracht
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.