Corpos (des)conectados e o professor de Educação Física escolar: contribuições das mídias e tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546444432Palavras-chave:
Educação Física, Formação Continuada, Docentes, InternetResumo
Este manuscrito é uma resenha do livro intitulado “Formação continuada em Educação Física no diálogo com a cultura digital”, publicado pelo Instituto Federal da Paraíba, Brasil, em 2019. Os organizadores dessa coletânea digital (Allyson Carvalho de Araújo, Márcio Romeu Ribas de Oliveira e Antonio Fernandes de Souza Junior) trazem textos inéditos sobre a importância da formação continuada de docentes de Educação Física que atuam no âmbito formal da área, perante o atual contexto da cibercultura. Exemplarmente, a obra apresenta limites e potencialidades em lidar com o corpo no ambiente da Educação em interface com o campo da Comunicação.Downloads
Referências
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Formação de professores e cultura digital na Educação Física: reflexes
a partir do livro Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in
teacher education. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 1-9, 2020. (Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e57707 Acesso em:
05.2020)
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FREITAS, Daniel Cesar et al. Formação continuada de professores de Educação
Física. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n.3, p. 9-21, 2016. (Disponível em:
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4419 Acesso em:
05.2020)
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.
LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e Educação Física: por uma educação sociocorporal. In: SILVA,
Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas.
Salvador: EDUFBA, 2019. p. 305-329.
PIRES, Giovani de Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física,
mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 55-79, 2012.
(Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5723 Acesso em: 21.05.2020)
SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani de Lorenzi. Formação continuada em Educação Física e tecnologias
digitais: percepções dos professores participantes. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 23, n. 2, p. 49-62, 2019.
(Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8505
Acesso em: 21.05.2020)
SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura
digital: encontros com a formação continuada. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física),
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. (Disponível em:
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRN_649d328d0b5975cfdb0c752301ec2340 Acesso em: 21.05.2020)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.