Corpos (des)conectados e o professor de Educação Física escolar: contribuições das mídias e tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546444432

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Continuada, Docentes, Internet

Resumo

Este manuscrito é uma resenha do livro intitulado “Formação continuada em Educação Física no diálogo com a cultura digital”, publicado pelo Instituto Federal da Paraíba, Brasil, em 2019. Os organizadores dessa coletânea digital (Allyson Carvalho de Araújo, Márcio Romeu Ribas de Oliveira e Antonio Fernandes de Souza Junior) trazem textos inéditos sobre a importância da formação continuada de docentes de Educação Física que atuam no âmbito formal da área, perante o atual contexto da cibercultura. Exemplarmente, a obra apresenta limites e potencialidades em lidar com o corpo no ambiente da Educação em interface com o campo da Comunicação.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Referências

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Formação de professores e cultura digital na Educação Física: reflexes

a partir do livro Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in

teacher education. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 1-9, 2020. (Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e57707 Acesso em:

05.2020)

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREITAS, Daniel Cesar et al. Formação continuada de professores de Educação

Física. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n.3, p. 9-21, 2016. (Disponível em:

http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4419 Acesso em:

05.2020)

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.

LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e Educação Física: por uma educação sociocorporal. In: SILVA,

Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas.

Salvador: EDUFBA, 2019. p. 305-329.

PIRES, Giovani de Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física,

mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 55-79, 2012.

(Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5723 Acesso em: 21.05.2020)

SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani de Lorenzi. Formação continuada em Educação Física e tecnologias

digitais: percepções dos professores participantes. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 23, n. 2, p. 49-62, 2019.

(Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8505

Acesso em: 21.05.2020)

SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura

digital: encontros com a formação continuada. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física),

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. (Disponível em:

http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRN_649d328d0b5975cfdb0c752301ec2340 Acesso em: 21.05.2020)

Downloads

Publicado

07/26/2021

Como Citar

Silva, A. C. (2021). Corpos (des)conectados e o professor de Educação Física escolar: contribuições das mídias e tecnologias digitais. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546444432

Edição

Seção

Resenhas